quarta-feira, 23 de junho de 2010

sentimentos...


Por vários momentos em minha vida, deixei que um sentimento me dominasse e que a comida seria uma válvula de escape!!!
Foi a pior coisa que fiz, pois só contribui para a minha obesidade!!!
Começa aos poucos e bem devagar... um dia tive um problema que não conseguiria resolver tão facilmente, e vi o chocolate como um amigo...
No mês após, fiquei com raiva da chefe, e comi o pacote de bolacha recheada!!!
Na semana seguinte, me senti sozinha e vi o sorvete e a televisão como carinho!!!
No dia seguinte, apareceu um novo problema, e mais uma vez o doce foi a minha recompensa!!!
Assim começou a se instalar a obesidade e os maus hábitos na minha vida...
Sempre que aparecesse um problema novo ou que eu me sentisse sozinha, com raiva, ansiosa, ou qualquer outro sentimento, a comida estava ali ao lado para oferecer um conforto momentâneo...
Logo em seguida, vinha o sentimento de culpa...
Hoje, estou aprendendo que os problemas e os sentimentos não têm calorias!!!
Novos problemas e sentimentos vão aparecer na minha vida, e se eu não começar a desaprender o hábito errôneo, vou continuar excedendo no meu peso!!!

Seguem algumas dicas de Judith Beck:
- acalme-se!!! Faz parte de nossa natureza sentir quando estamos com problemas.
- tente identificar o que está sentindo (raiva, angústia, decepção, solidão, ansiedade, etc.)
- fique firme!!! A comida não vai resolver o seu problema, mas pode piorá-lo com culpa e excesso de peso...
- não se permita escolher!!! Quando você acredita que pode escolher comer, você acaba comendo por impulso... a sua única escolha deve ser a do emagrecimento!!!
- caso o impulso seja mais forte, antes de ceder à comilança, imagine o estrago que isso pode causar, ao invés de resolver os seus problemas...
- distraia-se!!!
- relaxe!!!

Quando resistimos à comilança, melhor aprendemos a dominar os impulsos e como controlá-los!!!
Fortaleça o músculo da resistência e enfraqueça o músculo da desistência de emagrecer!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário