segunda-feira, 2 de agosto de 2010

qualidade X quantidade

Quem já passou pela experiência da obesidade sabe bem o que é querer quantidade!!!
Mas será que realmente vale a pena investir apenas em quantidade??
Quando eu pensava em comer, não pensava se era saudável, se tinha qualidade, se tinha um bom aspecto, etc... Apenas avaliava pela quantidade... Se um pacote de bolacha recheada tinha mais quantidade, era essa a minha escolha... nunca pensei se faria bem ao meu organismo ou se realmente aquele produto iria me satisfazer, mesmo sem qualidade!!!



O que acabava acontecendo é que eu caía várias vezes no abuso: comprava o que tinha mais quantidade... comia rápido, quase não sentia direito o gosto e nem prestava atenção no que comia... depois continuava pensando em comer o outro que tinha qualidade, mas que sempre foi a minha escolha... o resultado disso tudo foi o EXAGERO!!!
Eu acabava comendo sempre o que era maior, mas que nem sempre é ao que eu gostaria de comer... e depois ainda me arrependia e voltava para comprar o que eu queria desde o início!!!
Culpa em dobro: gastava o dobro pelo que eu queria comer e ainda engordava, pois deixava de comer uma coisa de qualidade e que me deixasse satisfeita!!!
Li o livro "As mulheres francesas não engordam", e fala justamente disso: saber comer o que tem vontade, em pouca quantidade, mas de qualidade!!!
Quando eu comia rápido demais, quase nem sentia o sabor do alimento, e ainda comia muito mais do que o necessário.
Hoje, aprendi que posso escolher um produto de qualidade, como por exemplo um chocolate, considerado até caro, mas que vai satisfazer a minha vontade, desde que seja uma pequena porção, e saboreando com prazer.
Fazer as escolhas certas, que temos realmente vontade, mas sem abrir mão do prazer de comer, e ainda melhor, sem culpa!!!
O fato de fazer a opção de comer, porque realmente tenho vontade (não é gula!!!) me faz sentir bem, pois não preciso deixar de comer o que gosto, o que a maioria considera um vilão na alimentação, mas posso comer como uma pessoa magra, sem pensar que aquilo vai engordar, pois estou comendo de forma consciente, sabendo que a pouca quantidade deve me satisfazer, desde que tenha qualidade!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário