quarta-feira, 28 de julho de 2010

Problemas + Sentimentos = compulsões


Quando temos problemas ou nos sentimos de determinada maneira, podemos acabar descontando na comida: compulsão alimentar!!!
Mesmo em momentos felizes e comemorações, nos acabamos na comida, e acabamos com mal-estar e dores de estômago de tanto comer!!!
Muitas vezes temos consciência do que fazemos, e depois nos envergonhamos da situação, tentando esconder as embalagens, até mesmo de nós mesmos!!!
Eu comia escondido, pois sabia que algo me incomodava muito, mas não estava preparada para encarar ou tentar resolver a situação... o resultado era devorar tudo o que via pela frente, mesmo sem fome nenhuma, o mais depressa possível para ninguém ver o que eu fazia de errado... simplesmente não queria pensar no problema, e a compulsão tirava o foco do problema!!! A situação acabava ficando pior quando me olhava no espelho e via os resultados de tanta comilança desnecessária!!!
Hoje ainda estou aprendendo a lidar com isso... não descontar os problemas na comida...
Como disse a minha orientadora Roseli Masi, "os problemas e sentimentos não têm caloria!!!". Hoje tento encarar tudo de outra forma: não é adiando o problema, que vou melhorar a minha situação!!!
Se posso e tenho condições de resolver tudo no mesmo momento, vale a pena não deixar para depois e me sentir aliviada... se a situação exigir mais calma e cuidado, até mesmo uma análise para resolver sem piorar tudo, então avalio se tenho condições de pensar sobre o assunto naquele momento... se não tiver condição nenhuma, parto para uma distração que não seja a comida... quem sabe pesquisar na internet, ou ler um livro, assistir a um bom filme, etc...
Ainda estou aprendendo a lidar com tudo, pois exige treino, disciplina e determinação!!!
Sei que não conseguirei mudar do nada, mas com o tempo, tudo vai se tornando mais fácil, apesar de ainda dar umas escorregadas!!!
Vou à luta sempre!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário