sexta-feira, 20 de agosto de 2010

TPM


TPM - Tensão Pré-Menstrual
No período que antecede a menstruação, a mulher pode sentir alguns desconfortos:depressão, vontade de chorar, falta de sono, excesso ou falta de fome, inchaço, ansiedade, dor de cabeça, insonia, agressividade e acne.
Estes desconfortos são resultado de influências hormonais durante o ciclo menstrual, que interferem no sistema nervoso central.

Segundo o site www.gineco.com.br:
Parece haver íntima relação entre os hormônios sexuais femininos, as endorfinas (substâncias naturais ligadas à sensação de prazer) e os neurotransmissores, tais como a serotonina.

Para aliviar a TPM
- realize atividades que proporcionem bem-estar, como passear no parque;
- faça uma atividade física. Pode ser uma caminhada ao ar livre, andar de bicicleta, nadar ou jogar tênis. Isso ajuda a reduzir a tensão e a melhorar a autoestima;
- evite agendar compromissos importantes para os dias que antecedem a sua menstruação;
- procure se arrumar, mesmo que você não vá sair de casa, isso também ajuda a elevar a sua autoestima;
- afaste os pensamentos negativos, seja otimista e mentalize coisas boas;
- procure fazer uma alimentação balanceada com verduras, frutas e legumes;
- diminua o sal, ele ajuda a desencadear os inchaços, pois contribui na retenção de líquidos.


As mulheres sempre utilizam a desculpa da TPM para comer um chocolate. O chocolate contém a teobromina, que produz o mesmo efeito da serotonina.
Os chocolates com maior porcentagem de cacau, tem maior concentração de teobromina. Por isso, se optar ainda assim por comer um chocolate, coma o que contém mais cacau, pois com um pedaço menor, você pode se sentir mais saciada e ter o efeito da teobromina.
Antes de pensar em colocar um pedaço de chocolate na boca e detonar com o que vê pela frente, lembre-se de que isso é passageiro e pode ser contornado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário