quarta-feira, 14 de julho de 2010

a ficha caiu: culpa!!!


Descontar os problemas na comida é algo muito mais fácil de se fazer do que enfrentar os próprios problemas!!!
Ontem fui à palestra da Roseli Masi na Meta Real... durante a palestra, ela mostrou um slide:
sentimento de frustração -> gera ansiedade -> comer -> culpa

Logo em seguida o meu cérebro completou:
sentimento de frustração -> gera ansiedade -> comer -> culpa -> forma de esconder o que gerou a frustração!!!

A ficha caiu como uma bomba em cima de mim!!!
Pude perceber que isso era um mecanismo de defesa para não ter que encarar o problema naquele momento, pois eu comia, e acabava me sentindo culpada... isso tudo acabava camuflando o real problema que eu não queria lidar no momento!!! Era um mecanismo de defesa!!! Eu simplesmente não queria pensar no problema naquele momento!!!

Fiquei ainda um tempinho abalada, e assustada com a descoberta...
Até no caminho de volta para casa, fui dirigindo, e só percebi que estava muito abaixo da velocidade da via, e sem trânsito, quando um carro passou ao lado acelerando!!!
Agora já estou mais calma e tranquila para saber que devo mudar a solução do problema... se não estou com cabeça para resolver naquele momento posso fazer alguma atividade que distraia o meu raciocínio, sem ser comer!!!
Da próxima vez, vou pensar em ler, escrever no blog, caminhar, dançar, ver televisão, sair ou mesmo tentar resolver o problema ao invés de fugir!!!

Nunca pensei que ao cair uma ficha, eu pudesse ficar tão assutada com a descoberta!!!
Agora estou aprendendo a lidar com isso, pois vou fazer o possível para que isso não aconteça mais!!!

Um comentário:

  1. Lindo o teu blog , também venho ralando com isso de perder peso, rs! Se puder me visite, http://sindromemm.blogspot.com

    ResponderExcluir