terça-feira, 19 de outubro de 2010

The water secret

Acabou de ser lançado nos EUA o livro "The Water Secret".
A Revista Marie Claire publicou uma matéria muito interessante, que coloco na íntegra abaixo:

"Células Hidratadas = saúde e beleza

Famoso nos Estados Unidos por ter em sua carteira de clientes celebridades como Uma Thurman e Brooke Shields, o dermatologista Howard Murad é conhecido também como um dos pioneiros a estudar e desenvolver os nutricosméticos (ou pílulas da beleza) e por defender a nutrição celular como única solução para tratar (ou amenizar) a celulite em seu livro "A solução para a celulite", publicado aqui em 2006. Agora o professor da Universidade da Califórnia acaba de lançar nos Estados Unidos seu mais recente livro, The water secret ("O segredo da água", previsto para chegar ao Brasil em 2011), no qual apresenta a versão completa de seus estudos sobre a hidratação das células e derruba mitos como o de que o exercício físico causa desidratação e que para manter a pele jovem e hidratada, além do corpo saudável, é preciso ingerir dois litros de água por dia. A seguir, Marie Claire reuniu algumas das principais dicas do médico.

1 - Contra o desperdício ( e pernas inchadas)
Quando as células não estão completamente hidratadas, elas se deterioram e não conseguem funcionar com capacidade máxima. Isso leva a danos nos tecidos que causam o envelhecimento precoce: é justamente a falta de hidratação celular que torna mais difícil para o organismo lutar contra os radicais livres, se defender de bactérias e manter os efeitos das variações hormonais sob controle. Mas ai é que está a questão: apenas beber água não manterá a reserva hídrica em ordem. O importante é fazer com que a água ingerida chegue realmente até as células para que elas funcionem bem. De que adianta beber oito copos de água por dia se todo esse líquido não for utilizado? É puro desperdício. A agua não absorvida acabará eliminada (pela urina) ou retida em lugares indevidos, causando o desconfortável inchaço nas pernas e tornozelos e aquelas bolsas sob os olhos.

2- A vantagem dos músculos sobre a gordura
Estudos comprovam que pessoas que fazem uma atividade física regular - mesmo de baixa intensidade, como a caminhada - têm maior capacidade de se manter hidratadas do que quem é sedentário. Músculos retêm mais água do que a gordura: enquanto o tecido gorduroso tem entre 10 e 20% de água, a massa magra (músculo + osso) contém de 70 a 75%. Por isso, quanto mais músculos, mais as células do corpo mantêm-se hidratadas e saudáveis.

3- Alimentos compostos de água, muita água
A melhor forma de manter o organismo realmente hidratado é comer água em vez apenas de bebê-la. Principal ingrediente em muitas frutas e verduras, a água ganha maior capacidade de ser absorvida pelas células quando vem dos alimentos. Isso porque ela é acompanhada de nutrientes cujas moléculas fazem com que a água penetre dentro das células com mais facilidade e mais rapidamente. O melão e o pepino, por exemplo, são compostos de 97% de água, tomate e abóbora têm 95%. Uma fatia de pão integral tem 1/3 de água e um peito de frango cozido tem 62%. Feijão, grãos em geral e massa agem como uma esponja quando cozidos e, por isso, podem chegar a ter 70% de água em sua composição - apesar de ainda ser mais proveitoso ingerir alimentos crus em que a água faz parte de sua composição original.

4- Essencial para perder peso de forma saudável
Água é o melhor meio de transporte para a gordura, o que torna a hidratação do corpo essencial no processo de perda de peso. Se o nível de água no organismo estiver muito baixo, quando a pessoa reduzir a ingestão e aumentar o gasto calórico (dieta + exercícios), o corpo irá retirar a água dos músculos para transportar a gordura que está sendo eliminada. Isso causa a desidratação celular. É saudável perder no máximo três quilos por semana. Qualquer perda maior do que essa será, certamente, de líquido. Quem apela para uma dieta muito radical, portanto força o corpo a entrar no "modo de sobrevivência": economizar o máximo de gordura que ele consegue e retirar do tecido muscular a energia que precisa para se manter funcionando."

Nenhum comentário:

Postar um comentário