terça-feira, 26 de outubro de 2010

Alimentos termogênicos

Você conhece os alimentos termogênicos?
Estes alimentos necessitam de um gasto maior de calorias para ser digerido do que pode fornecer ao corpo, ajudando a emagrecer:

Segundo a Revista Corpo a Corpo, esses são alguns bons "queimadores de gordura":

Gengibre: pesquisas apontam que seu consumo regular pode acelerar o metabolismo em até 20%. O gengibre também melhora a digestão. É versátil e pode ser usado cru, refogado, em forma de chá ou batido no liquidificador com qualquer fruta.
Canela: além da ação estimulante, age como facilitadora da digestão e combate a flatulência. "Também auxilia o tratamento de problemas de pele", acrescenta Daniela Hueb. Pode ser consumida em pó ou em forma de chá, no caso da canela em pau.
Café: contém cafeína, estimulante e termogênico natural, que a auxilia a se manter em estado de alerta. Mas nada de exagerar na dose, ou você pode sofrer com problemas do estômago, além de insônia e ansiedade. O ideal é consumir até 3 xícaras por dia.
Cacau: possui propriedades estimulantes e antioxidantes devido ao seu teor de cafeína e polifenóis. A combinação dessas substâncias faz bem ao coração, à circulação sanguínea e contém atividade antialérgica, antiviral e anti-inflamatória.
Pimenta vermelha: uma das substâncias presentes no fruto, a capsaicina, tem ação termogênica comprovada e é considerada um dos melhores auxiliares no controle de peso. Também contribui para a retirada de gorduras das artérias. No entanto, tome cuidado: o ingrediente é contraindicado para quem sofre de gastrite ou hemorroida.
Mate: um estudo desenvolvido por pesquisadores do curso de nutrição da Universidade do Vale do Iitajaí (Univali) apontou que o consumo de erva-mate ajuda na perda de peso, no aumento da taxa de HDL (bom colesterol) e na diminuição da taxa de glicemia.
Chá-verde: graças à presença de substâncias como a cafeína e as catequinas, essa bebida obriga o organismo a buscar energia nas reservas de gordura. "Como se não bastasse, ela ainda ajuda na desintoxicação, combate a retenção de líquidos e os radicais livres - responsáveis pelo envelhecimento.
Linhaça: no quesito controle de peso, oferece dois grandes auxílios: acelera a queima calórica e regulariza o intestino. Mas não para por aí: ela também proporciona o aumento da defesa orgânica e reduz o ritmo de envelhecimento celular, prevenindo várias doenças.
Óleo de coco: estimula o metabolismo, atua na redução do colesterol ruim e melhora a função intestinal "Esse tipo de gordura potencializa a absorção de nutrientes", afirma Daniela Hueb. Uma boa opção é alternar seu uso com o do azeite de oliva, pois seu sabor é mais suave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário