segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Dieta Antifome

O Jornal global HOJE, publicou uma matéria interessante sobre como saber se alimentar sem ficar sentindo fome... A matéria foia ao ar hoje, dia 01/08/11 e pode ser conferida no site do próprio jornal...

Aprenda como se alimentar nos dias frios e saciar a fome

Com cardápio adequado é possível ficar satisfeito e comer bem, de forma saudável e sem culpa. Confira a dieta antifome completa.

Escolher os alimentos certos e consumir as quantidades ideais de nutrientes e minerais é fundamental para matar a fome. Além disso, a sensação de estar satisfeito não está relacionada necessariamente com a quantidade, mas com a forma como a gente come. Quanto mais devagar, mais vezes mastigamos e isso indica para o cérebro que estamos nos alimentando bem. Resultado: a fome vai embora. Do contrário, quando comemos muito depressa, a sensação de saciedade não é completa.

Seguindo orientação de uma nutricionista, a dieta da advogada Carolina Basso é um bom exemplo. Ela começa com um copo de suco natural ou uma fruta e depois duas fatias de pão integral com requeijão light. Requeijão é fonte de proteína, assim como o leite e o iogurte, que ela toma em seguida. "A digestão no estômago de toda proteína é demorada. Por ela ser mais lenta, faz com que você se sinta saciado por um tempo maior", explica a nutricionista Alessandra Pereira.

Enquanto lê o jornal, ainda na mesa, Carolina toma duas xícaras de chá. Ela também acerta em evitar os biscoitos, queijos amarelos e o pão francês. “Ele tem uma farinha branca que causa menos saciedade do que o pão integral. Nada impede de comer esporadicamente esse pão, mas não seria legal consumi-lo todos os dias”, alerta a nutricionista.

Na correria do dia a dia, a advogada não tem tempo de parar para comer. A dica é consumir um mix de frutas secas: dois damascos e duas ameixas, que além de serem fontes de vitaminas e minerais, possuem fibras. E também uma castanha do Pará. Alessandra explica: “A castanha contém um óleo bom e a ameixa e o damasco, além de serem fontes de vitaminas e minerais, possuem fibras. É muito prático para deixar no escritório, dentro de uma gaveta, ou num armário e sempre lançar mão quando a fome bater".

Para que a ansiedade do trabalho não interfira na refeição, Carolina muda de ambiente e vai almoçar num restaurante. E aí, a atenção tem que ser redobrada. O ideal é colocar verduras e legumes na metade do prato, trabalhando sempre as cores por causa das vitaminas e minerais. Na outra metade, colocar arroz, feijão e uma carne, fonte de proteína.

A tradicional combinação brasileira de arroz e feijão é perfeita: tem todas as substâncias que nos nutrem, ou seja, matam a fome. E na sobremesa, mais fibras para preencher a vontade de comer durante a tarde: uma fruta do tamanho da palma da mão, como pêra, maçã ou banana. Se for uma fruta maior, coma uma fatia e se for picada, uma xícara.

No jantar a opção é sopa de macarrão, carne e legumes. A dieta antifome termina doce e surpreendente com uma barra ou vinte gotinhas de chocolate. "Ele tem uma função de saciedade no nosso organismo porque libera uma substância no cérebro, principalmente o chocolate amargo", explica a nutricionista.

Carolina ficou satisfeita com a dieta: “No inverno eu sinto muita fome e com esse cardápio não senti. Sempre o estômago estava saciado”, relata.

Dieta antifome (1400 a 1600 calorias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário