quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Emagrecer e manter o peso...

A revista Nova de agosto/2011 publicou uma matéria com apenas 4 regras para emagrecer e se manter magra.
O funcionamento do corpo e a relação com o que ingerimos é bem interessante quando temos as informçoes corretas. Podemos nos alimentar melhor e sem paranóias em nunca mais comer chocolate, massa, fritura, etc... Só precisamos lembrar que o excesso é sempre prejudicial.

REGRA 1: COLOCAR PROTEÍNA, CARBOIDRATO E GORDURA NO PRATO
Isso mesmo, tudo ao mesmo tempo. "Os carboidratos serão digeridos e absorvidos mais lentamente", diz o nutrólogo Cristiano Merheb, do Rio de Janeiro. Resultado: o nível de glicose fica balanceado e você tem energia e sensação de saciedade. Qualquer carboidrato ingerido com proteína gerará menos impacto negativo no nível de glicose do que comido sozinho. Um prato ideal? O velho arroz, feijão, bife e salada. "É uma ótima combinação, desde que não exagere no arroz (uma colher de servir rasa). O feijão é fonte perfeita de proteína vegetal e pobre em gordura. Se a carne vermelha for magra, essa é uma ótima refeição para manter o peso", analisa Marber.

REGRA 2: COMER ATÉ UMA HORA DEPOIS DE SAIR DA CAMA
Café da manhã é obrigatório. É essa refeição, nesse intervalo de tempo, que vai determinar como a glicose se comportará ao longo do dia. A sugestão de Marber para quem acorda sem apetite é apostar em banana com um punhado de amêndoas; uma maçã e um pedaço de queijo; ou um ovo cozido e uma fatia de bolo de aveia.

REGRA 3: TOMAR CHÁ DUARNTE AS REFEIÇÕES
O)s sucos de frutas, o vinho e cerveja se comportam como carboidratos simples e aumentam o nível de glicose. Refrigerantes têm açúcar e cafeína, que induz o corpo a produzir adrenalina. Isso leva a glicose lá para cima. Prefira água ou aposte no chá ou café descafeinado.

REGRA 4: MORDER CHOCOLATE COM CASTANHAS
Um pedacinho na versão amarga pode. No livro, o inglês ensina a combinar o doce com oleoginosas (castanhas, avelãs, nozes...) para que elas desempenhem o papel de proteína no lanche da tarde e seu corpo realize a digestão da forma correta, assim, não armazene mais gordura.

VOCÊ ACHAVA QUE ERA CERTO...
Atitudes aparentemente magras, mas que podem ser vilãs, na manutenção de peso.

CONTAR CALORIAS
De acordo com Marber,a a atitude é negativa. "O processo de fazer deita é inverso ao de como o organismo trabalha." O Doctor Food, como é conhecido no Reino Unido, insiste que fazer dieta e vigiar constantemente o consumo calórico faz com que o corpo acredite que viveremos em hibernação e passe a estocar ainda mais gordura. E você não quer isso. Isola!

LANCHAR FRUTAS SECAS
Elas podem estar no seu lanche, mas acompanhadas de proteínas. As frutas secas são carboidratos simples e, por isso, são digeridas com rapidez e acabam aumentando o nível de açúcar do seu corpo num piscar de olhos.

COMER GRELHADO E SALADA
Esse tipo de refeição compromete seu projeto "magra para sempre" porque não combina
carboidratos, proteínas e gordura. Pode colocar uma batatinha no seu prato!

CORTAR TODA A GORDURA DO CARDÁPIO
"Ela tem mais calorias do que os carboidratos e proteínas. São 9 por grama, contra 4 de cada um dos outros dois. Mas gordura do bem oferece benefícios: aumenta o prazer ao mastigar, ativa hormônios que avisam o cérebro que é hora de parar de comer e é digerida lentamente", diz Marber.

PEDIR ABACAXI DE SOBREMESA
Frutas ingeridas depois da refeição promovem a fermentação da comida no estômago, o que afeta a digestão.Melhor reservá-las (frescas) para os lanches. Boas sugestões (pela quantidade de fibras e frutose): maçã, damasco, abacaxi, ameixa, e morango. Um alerta: "Frutas dão mais vontade de consumir doces - a frutose pode dar tanta vontade de comer açúcar quanto o tradicional pozinho branco. À noite, fuja delas", explica Marber.


Claro que vai de escutar o que o corpo pede... Não sinto mais vontade de comer doces após uma boa fruta fresca e doce. Avalie sempre toda a informação que tem. Só colcoando em prática, podemos saber se realmente funciona para você o que está informando na matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário