terça-feira, 30 de agosto de 2011

Alimentos Crus

O site da Revista Corpo a corpo publicou uma matéria interessante sobre a ingestão de alimentos crus:

Alimentos crus no prato -4 kg na balança
As pesquisas comprovam: uma dieta rica em alimentos in natura resulta em gordura a menos no seu corpo. Embarque nessa linha, que já é sucesso entre as americanas, e detone os pneuzinhos

Eliminar até 4 kg em duas semanas sem passar fome. Esta é a proposta do livro The Raw Food Detox Diet (Ed. Regan Books), na tradução: "A Dieta Desintoxicante dos Alimentos Crus", desenvolvida pela nutricionista americana Natalia Rose, que vem fazendo a cabeça das famosas em Hollywood. O poder emagrecedor dos alimentos em estado natural foi alvo de uma pesquisa realizada nos Estados Unidos que confirmou: as pessoas que consomem mais alimentos crus pesam, em média, quase 12 kg a menos do que as que dão preferência aos pratos cozidos.

Existe até uma linha de alimentação chamada crudivorismo, na qual os praticantes ingerem exclusivamente vegetais crus. A atriz Demi Moore é uma das celebridades que já aderiram ao estilo. Pelas curvas sequinhas que exibiu recentemente, quando esteve no Brasil, dá para acreditar que a tática funciona mesmo!

Para que você usufrua desses benefícios, a nutricionista Roseli Rossi (SP) elaborou um cardápio exclusivo que dá prioridade aos itens in natura. É só seguir as recomendações e aguardar a recompensa!

Upgrade de beleza
Magra, saudável e linda. É assim que você vai icar depois de incorporar mais alimentos crus ao seu cardápio. Selecionamos os sete aliados mais importantes nessa empreitada e revelamos bons motivos para não deixá-los fora da sua despensa!

Cenoura: ótima para tonificar a pele. O ácido lipoico, presente em sua composição, dá uma revitalizada geral no rosto e, de quebra, ajuda na hora de pegar uma cor.
Abacaxi: rico em manganês e bromelina, substâncias anti-inflamatórias que atuam diretamente na pele e colaboram para o combate de acnes e alergias. Além disso, tem enzimas que fortalecem o colágeno e as fibras de elastina dos tecidos, mantendo-os mais firmes.
Frutas cítricas: são ricas em vitamina C, essencial para a formação do colágeno. Sem ela, a pele perde a sustentação e a flacidez ataca em cheio! A vitamina age, também, como um fotoprotetor, neutralizando os radicais livres produzidos pela radiação solar.
Frutas oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas...): ricas em selênio, mineral com propriedades antioxidantes que previne e retarda o envelhecimento da pele e contribui para sua elasticidade natural.
Vegetais e frutas roxas: seu pigmento, a antocianina, combate os radicais livres, impedindo o envelhecimento precoce.
Maçã: sua casca contém grande quantidade de pectina. Trata-se de um tipo de fibra que se transforma em gel ao chegar ao estômago e envolve parte da gordura ingerida, que é eliminada sem ser absorvida pelo organismo. E tem mais! A pectina reduz o apetite por até quatro horas e controla os níveis de açúcar no sangue.
Aveia: contém silício, mineral capaz de estruturar a queratina, proteína que forma o cabelo e garante seu brilho. A aveia contém, também, vitaminas do complexo B, que aceleram a multiplicação das células do bulbo capilar, favorecendo o crescimento dos fios, além de zinco, que ajuda no equilíbrio hormonal.

POR QUE INVESTIR?
Quando cozidos, fervidos, enlatados ou pasteurizados, a maioria dos alimentos perde grande parte de suas enzimas. O pimentão, por exemplo, é riquíssimo em vitamina C, mas perde 100% dela quando levado ao fogão. Daí a explicação para engordarmos mais quando cozinhamos tudo o que vamos ingerir. O organismo se ressente com a dieta de baixo valor nutritivo, rouba os nutrientes do sistema imunológico e passa a armazenar gordura, como forma de prevenir emergências lá na frente. Também há a queda de resistência, o aumento da celulite... Para dar um basta nesse processo, nada como recorrer a alimentos ao natural. "As comidas cruas melhoram o funcionamento do intestino e dão mais disposição para as atividades diárias e a prática esportiva" comenta Vanderli Marchiori, nutricionista e fitoterapeuta (SP).

Devagar e sempre!
Por hábito, acabamos privilegiando os itens cozidos. Mas com alguns ajustes na rotina, dá para mudar esse panorama e seguir uma dieta muito mais saudável. Confira algumas dicas:

■ Sempre que possível, deixe o forno, o fogão e o micro-ondas de lado. Chegou a vez de usar e abusar do liquidiicador, processador e centrífuga, além da boa e velha faca, para fazer misturas picadinhas.
■ Prepare sopas para tomar à noite e, quando estiverem prontas, adicione hortaliças picadas sem deixar que cozinhem.
■ Se você gosta dos legumes molinhos, cozinheos com pouca água e tampe a panela, para aproveitar o vapor. Não jogue a água do cozimento fora! Rica em nutrientes, ela pode ser usada no preparo de sopas e feijões turbinados.
■ Asse os vegetais, como a abóbora, por exemplo, com a casca. Ela protege o alimento, evitando que o calor elimine seus nutrientes.
■ Se você enjoar dos alimentos propostos, lembre-se que há mais de 5 mil opções de verduras, sementes e frutas capazes de manter seu corpo saudável e sequinho. Use a criatividade!


No site ainda pode encontrar opções de cardápios com o melhor aproveitamento dos alimentos crus e receitas.
Caso adote este tipo de cardápio, não se esqueça de que precisamos de todos os tipos de nutrientes, e variar os alimentos também faz parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário