terça-feira, 30 de agosto de 2011

Proteínas

A proteína também é um importante aliado do emagrecimento.
É ela quem deixa o organismo saciado por mais tempo. Claro que cada um tem uma opinião diferente sobre carnes vermelhas, aves e peixes, mas se adequarmos e variarmos o cardápio, introduzindo também as leguminosas e derivados de leite, podemos ter sucesso no emagrecimento.
O site da Revista Corpo a Corpo publicou uma matéria que diz quais as vantagens de se introduzir estes nutrientes no cardápio:

PROTEÍNA: ESSE NUTRIENTE É SUPERPODEROSO

Ela está sempre presente no prato de quem mantém uma alimentação equilibrada. afinal, a proteína tem papel essencial no crescimento, reparação e renovação de células e tecidos, como ossos, músculos, pele, unhas e cabelo. E mais: ela é responsável também pela produção de enzimas, anticorpos e hormônios, que atuam no bom funcionamento do organismo.
E como se não bastasse essa lista de vantagens, agora ela é a queridinha da vez para quem quer manter o corpo enxuto e dar adeus aos pneuzinhos. "Alimentos proteicos demoram mais tempo a serem digeridos e absorvidos pelo organismo. Por isso, prolongam a sensação de saciedade e reduzem a compulsão por carboidratos e doces. Com a demora na digestão, o organismo passa a usar a gordura para produzir energia, o que leva à perda de peso", explica Roseli Rossi.

Ou seja, a proteína afasta a fome por um período maior, o que ajuda qualquer mortal a controlar o garfo. Mas cuidado: para emagrecer sem perder a energia, é preciso diminuir - e não abolir - as porções de pães e massas, priorizando a versão integral. "Quando se reduz o consumo de carboidratos, o nível de insulina na circulação diminui. E quanto menor a taxa desse hormônio no sangue, melhor! Afinal, ele é o responsável pelo temível acúmulo de gordura na cintura e nos quadris", explica a nutricionista.


Acredito que tudo em excesso ou sua ausência pode fazer mal ao organismo.
Nunca tive problemas com carnes vermelhas (odeio gordura animal) e nem mesmo em consumir aves (também odeio peles e cartilagens). Sabendo equilibrar bem o seu cardápio, tudo pode ser consumido, sem problemas maiores, exceto quando tiver alguma recomendação médica para um problema específico.
Saber o que consumir, na quantidade certa, e na hora da fome para nutrir o seu corpo é a regra que nunca poderá deixar de obedecer se quiser emagrecer com sucesso!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário