quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Perfeccionismo, Ansiedade e Culpa

Estes são os principais motivos de muita comilança. Quando passamos por problemas relacionados a esses sentimentos simplesmente nem pensamos e atacamos as guloseimas!!!
Quem já não tentou ser perfeito, abraçar o mundo, ser tudo ao mesmo tempo, querer que as coisas aconteçam de uma determinada forma, parecer impecável aos olhos dos outros, o mais aplicado, enfim tentar ser mais aceito.
Você vê o seu perfeccionismo como uma qualidade ou um defeito? Sempre queremos nos superar e dar o melhor, e até fazemos coisas que estão além do nosso alcance. O importante é que se sinta bem... caso esteja em crise, entre no banheiro, e deixe as lágrimas rolar. O corpo precisa extravasar um pouco desse sentimento, e isso vai funcionar coo uma válvula de escape. Limite o que pode fazer e o que está além do que pode. Mas continue sempre dedicado(a) e procure fazer o seu melhor.
Quanto à ansiedade, não coloque o problema antes dele existir. Planeje o que precisa e não fique tentando adivinhar o que vai acontecer no futuro e como as pessoas vão se comportar em relação ao que o aflige. Mas tome cuidado com a perda do controle da ansiedade, pois nessa situação, o corpo libera adrenalina, que em excesso pode deixá-lo(a) estressado(a). Aproveite o presente para fazer algo prazeroso, para poder liberar um pouco de serotonina (que traz a sensação de bem-estar), baixando a adrenalina do corpo.
Já a culpa, acontece quando algo não saiu da forma como gostaríamos, e nos decepcionamos, pois afinal queríamos muito agradar e que tudo ocorresse bem. O importante é saber que tudo passa um dia. Com certeza esse sentimento também irá passar. Simplesmente avalie se realmente vale a pena sentir-se tão culpada por algo que pode ser repensado ou revisto.
Todos cometemos deslizes, mas isso não é motivo para neuras!!!
O principal é lembrar que os sentimentos não têm calorias, e que existem para ser sentidos e ajudá-lo a se preparar melhor para novas situações. Busque o seu equilíbrio e procure fazer o seu melhor, sem se prejudicar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário