quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Nem tudo é verdade!!!

A revista Nova de Outubro/2011 trouxe uma matéria explicando o que pode acontecer com o corpo quando você segue todas aquelas famosas regrinhas que estamos casados de ouvir: fazer 5 refeições ao dia e se matar na academia. Veja o que a nutricionista Zeoe Harcombe diz sobre o assunto:

PARE DE MASTIGAR O DIA INTEIRO

Ninguém emagrece comendo 5 vezes ao dia. Bastam apenas 3 refeições. Para perder peso, é preciso queimar triglicérides (gordura humana). O corpo só fará isso se não houver carboidrato, glicose e glicogênio disponíveis. Ou seja, se estivermos em jejum. Comendo a cada par de horas, colocamos glicose na corrente sanguínea o tempo todo. E isso faz com que a gordura deixe de ser queimada. "Costumo dizer para meus pacientes: a menos que você queira ficar do tamanho de uma vaca, pare de ruminar o dia inteiro", diz Harcombe. "Precisamos dar chance ao organismo de queimar a própria gordura." O endocrinologista Marcio Mancini, presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), bota fogo na polêmica e rebate alegando que se você comer algo altamente calórico cinco vezes por dia irá engordar. Mas se ingerir alimentos saudáveis e de baixa caloria, manterá o metabolismo ativo, o que ajuda a emagrecer. "Fazer duas pequenas refeições intermediárias não impede que as gorduras sejam queimadas", acredita.

FRUTAS NÃO FAZEM MILAGRES

Comer cinco porções de frutas por dia é opcional (a afirmação não vale para os vegetais em geral). Pelo menos do ponto de vista da ingestão de vitaminas. Existem 13 variações desse nutriente. As frutas são boa fontes apenas de vitamina C. Praticamente dispensáveis quando se fala das outras. O mesmo raciocínio vale para os minerais. "Elas são ricas em potássio, mas pobres em relação aos outros, se comparadas à carne, aos peixes e aos ovos", afirma Harcombe. Ainda assim, elas devem fazer parte da nossa dieta, segundo a nutricionista Kênia Mara de Carvalho, da Universidade de Brasília, "É lógico que ninguém pode viver comendo apenas isso", diz. Três porções por dia é o suficiente. Colaboram para a saúde intestinal e, em geral, são pouco calóricas. Portanto, ajudam a equilibrar o peso corporal. As fibras presentes no alimento também evitam doenças como câncer e mantêm outras, como diabetes sob controle.

CALORIAS DO BEM

Imagine que você precise de 1500 calorias por dia para sua necessidades fisiológicas (como respirar). E mais 500 para as demais atividades. Retirando 500 calorias da dieta, diariamente, seu corpo precisará continuar funcionando. Uma parte dessa energia extra necessária poderá vir da gordura armazenada. Mas, para se adaptar à privação, o organismo reduz o metabolismo. Portanto, há o risco de engordar. Uma dieta equilibrada não exclui nenhum grupo alimentar nem diminui drasticamente o número de calorias. "Se você perder o emprego, economizará dinheiro. Se cortar os suprimentos do corpo, ele fará o mesmo", diz Harcombe. Não há matemática que sirva para todos. Portanto, consumir um número baixíssimo de calorias por dia, menos de mil, pode funcionar para alguns. "O metabolismo de outros pode trabalhar inversamente e fazer a pessoa engordar", diz.

MALHAR PRA QUÊ?

Diferentemente do que já cansamos de ouvir, os humanos nunca foram superativos. Conservar energia sempre foi vital. "Portanto, academia não é a solução", diz Harcombe. "Podemos comer em um minuto o que levará horas para ser queimado na esteira". Um estudo apresentado no Congresso Europeu da Obesidade, em 2009, mostrou que a prática de atividade física aumentou nos Estados Unidos durante o período que a obesidade mais cresceu. O endocrinologista Marcio Mancini diz que é preciso reduzir a ingestão de alimentos, mas que a médio e longo prazo exercícios podem a ajudar a emagrecer. "Não adianta comer muito e correr para a academia." Mas a malhação é fundamental para a manutenção da saúde. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 150 minutos de exercícios por semana ( o equivalente a 30 minutos, cinco vezes por semana) evitariam 25% dos casos de câncer de mama e cólon.


Acredito que a moderação é a chave para o emgrecimento. Comer moderadamente, exercitar-se moderadamente, nada demais ou de menos... simplesmente adequado, equilibrado e balanceado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário