quarta-feira, 30 de março de 2011

Poder da mente sobre o corpo

A Revista Nova publicou um artigo muito interessante sobre o poder que a mente tem sobre o corpo e quais as reações que temos associadas à comida:

Imagens que emagrecem
O neuropsiquiatra Sidney Chioro, de São Paulo, usa uma técnica criada pelo também neuropsiquiatra americano Paul McLean e desenvolvida por professores da Universidade de Paris. "Os estudiosos franceses demonstraram as relações entre o sistema límbico, onde se formam as emoções, e o hipotálamo, onde se concentra a fome", conta. "É da comunicação errada entre esses dois núcleos cerebrais que se forma o impulso de comer." Chioro calcula que 95% das mulheres saudáveis engordam porque comem para suprir emoções. Seu método propõe um treinamento cerebral que ensina a reagir corretamente a cada sentimento. A pessoa aprende a identificar o que está sentindo e passa a se alimentar para saciar a fome, e não para aplacar apertos no coração mal direcionados.

O tratamento compreende uma sessão semanal de duas horas. Durante 50 minutos são projetadas seis sequências diferentes de imagens. A primeira aprimora a capacidade de identificar os momentos em que surge o impulso de comer. A segunda enfraquece a compulsão identificando sua composição emocional e ensinando a dar vazão a ela de forma correta. A terceira ajuda a identificar em quais momentos a pessoa retém, nos rins ou no intestino, emoções e ações. A quarta mostra como eliminar esses acúmulos de forma saudável. A quinta explicita as resistências ao emagrecimento. E a sexta serve para a pessoa se acostumar com o corpo, os pensamentos e os sentimentos de alguém magro. No restante do tempo, a paciente conversa com um psicólogo, que reforça os conceitos mostrados e tira dúvidas. O objetivo é introduzir na mente crenças que ajudam a emagrecer e tirar as que engordam. E assim são enfraquecidos o impulso de comer, a resistência ao emagrecimento e a retenção (quando o rim e os intestinos ficam mais preguiçosos). "Claro, estamos falando de pessoas saudáveis, com um inchaço pequeno e intestino lento. Em casos graves de retenção, é preciso tratamento especializado. O mesmo conselho vale para obesos mórbidos, com índice de massa corpórea [IMC] acima de 40: por razões de saúde, eles têm de seguir um cardápio de restrição alimentar", orienta o dr. Sidney Chioro. E como fica a saúde? "Não ignoramos as regras para uma dieta equilibrada, apenas não propomos nenhuma restrição", diz o médico. "Por isso, hipertensos, diabéticos ou quem tem níveis de colesterol alto devem seguir as orientações de seu especialista. Mas posso dizer que, com a perda de gordura corporal, esses problemas diminuem e, em muitos casos, até desaparecem", continua o neuropsiquiatra. Após alguns meses - no máximo um ano - de tratamento, Chioro garante que qualquer uma pode ter o corpo e os contornos que pediu aos céus.

Curvas secas com exercícios mentais
Outra técnica que trabalha a mente para chegar ao corpo perfeito é a programação neurolinguística, a PNL. O Spa Mental, curso da Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística, em São Paulo, ensina exercícios para controlar os ataques à geladeira, aos bolos de marshmallow, ao pacote de batatas fritas... Para a psicóloga e professora Walkyria Coelho, tudo é uma questão de transformar seus pensamentos - pois eles têm efeitos fisiológicos! Ela ensina técnicas que ajudam a separar fome de vontade de comer. Uma delas compreende visualizar seu corpo magro. A ideia é ter em mente a imagem das curvas que quer conquistar. Mas atenção: respeitando seu biótipo. Se é baixinha ou tem ossatura larga, não dá para sonhar em ser uma Gisele Bündchen, combinado? "Imagine-se sendo elogiada, usando uma roupa que hoje não poderia, enfim, dê referências positivas ao seu cérebro", sugere a psicóloga.

Mais leve no divã
Já tentou de tudo para emagrecer - cardápio da lua, do abacaxi, da sopa -, mas nada parece funcionar? Corre para a caixa de bombons toda vez que surge uma dificuldade no seu dia? Talvez o que atrapalhe seu projeto de vestir manequim 38 não seja aquela escapadinha da dieta ou o chocolate a mais, e sim um padrão de pensamentos sabotador. A psicóloga Milena Loguercio de Souza, da Clínica Rodrigo Federico, em São Paulo, afirma que emoções mal direcionadas podem boicotar por anos seu sonho do corpo esbelto, estimulando inclusive o apavorante efeito sanfona. Ela aplica um tratamento inspirado na técnica da americana Judith S. Beck, autora do best-seller Pense Magro (Artmed), que consiste em uma terapia cognitiva realizada uma vez por semana. "A partir daí, a paciente passa a se conscientizar dos erros que comete ao comer e descola os sentimentos do prato", diz o cirurgião plástico Rodrigo Federico. Durante os 40 minutos das sessões individuais, são tratadas dificuldades emocionais da semana relacionadas à alimentação. Há a opção de contar com o apoio de nutricionista e endocrinologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário