terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Bem viver

A Revista Marie Claire de Fevereiro publicou uma matéria sobre a desintoxicação, e fala sobre o que é necessário para desintoxicar o fígado e o organismo, e quais os mitos e verdades:

"Falta de apetite de manhã, gosto amargo na boca ao levantar, dor de cabeça, tontura e dificuldade de perder peso mesmo fazendo dieta. Pouca gente sabe, mas esses são os sintomas mais comuns de intoxicação no organismo. Não se trata de uma contaminação pontual, por algum alimento estragado, mas da intoxicação do fígado, principal órgão responsável pela eliminação de toxinas. E, por mais cuidado que se tenha com o corpo e a saúde, a exposição a esses agentes é inevitável. Além do cigarro e do álcool, já conhecidos, corantes e conservantes dos alimentos industrializados, adoçantes dietéticos, alguns cosméticos e até medicamentos são responsáveis por "poluir" e sobrecarregar o fígado, que não consegue eliminar tudo o que deveria. Para ajudá-lo, nutricionista e médicos têm cada vez mais recomendado programas de desintoxicação, que devem ser feitos uma ou duas vezes por ano.
"O objetivo principal da desintoxicação não é a perda de peso, mas equilibrar o organismo. Emagrecer é consequência de um corpo mais saudável e bem nutrido", diz a nutricionista Flávia Morais. Mas atenção: passar alguns dias à base de líquido e sucos cítricos não é desintoxicar! Essa é uma idéia errada que as pessoas têm. É por isso, diz, que vale mais a pena investir nos planos de três semanas ou um mês com cardápios ricos em frutas e verduras orgânicas e nutrientes que potencializam a produção de enzimas no fígado, como vegetais básicos (couve-flor, brócolis, couve, repolho) e temperos como orégano, gengibre, páprica,curry, alecrim. "A ingestão de água é indispensável, já que é ela que transporta as toxinas que serão eliminadas pelo corpo", lembra Flávia.
É isso também o que sugere a nutricionista funcional Patricia Davidson Haiat, que oferece em sua clínica o programa Health Detox, realizado em três etapas de dez dias, cada uma focada em um órgão. Na primeira fase, são trabalhados o intestino e a capacidade de digestão; na segunda, o fígado, responsável, entre outras funções, pela emulsificação de gorduras no processo digestivo e pela eliminação de toxinas; e a terceira, os rins, cujo papel é "filtrar" o sangue e eliminar as impurezas na urina. "Otimizando o funcionamento desses órgãos, o corpo passa a eliminar mais toxinas e as melhorias no organismo são sentidas já nos primeiros dias, principalmente na pele", afirma.

MANTENHA-SE LONGE DE...
Corantes, conservantes artificiais, agrotóxicos e fertilizantes químicos presentes em muitos alimentos são os principais fornecedores de toxinas que acabam acumuladas no organismo. Algumas dessas fontes são: refrigerantes, doce e açúcar branco, adoçante artificial, café e chá preto em excesso, carne vermelha e embutidos (bacon, linguiça, salame), pimenta-do-reino, sal, gordura saturada (margarina, biscoitos, sorvetes) e frituras.

PREFIRA (SEMPRE)
Optar por produtos sem agrotóxicos e não industrializados, além de alimentos ricos em fibras e nutrientes essenciais para o fortalecimento do sistema imunológico (vitaminas do complexo B, magnésio, zinco, selênio e aminoácidos, entre outros), é importante não apenas durante o processo de desintoxicação, mas constantemente. Veja o que não deve faltar numa dieta balanceada: vegetais orgânicos (crus e cozidos), frutas frescas e secas, cereais integrais ricos em fibra, grãos (feijão, ervilha, lentilha), sementes (amêndoas, nozes, linhaça, soja), leite de soja e peixes

PEÇAS CHAVES DURANTE A DETOX
Certos nutrientes têm papel fundamental no processo de desintoxicação por conterem fitoquímicos que aumentam a produção de enzimas no fígado responsáveis pela eliminação de toxinas. Por isso, não podem ficar de fora de uma dieta detox. Veja alguns deles: clorofila, alho e cebola, própolis, chá verde, aloe vera, temperos como gengibre, páprica, curry, canela e alecrim, e frutas vermelhas.

CHÁS QUE CAPTAM TOXINAS
Alfafa (Medicago Sativa), salsaparrilha (Smilax sp), zedoaria (Curcuma zedoaria), verde (Camelia sinensis) e espinheira-santa (Maytenus ilicifolia)."

Nenhum comentário:

Postar um comentário