segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Alimentos Funcionais

Saiu na Revista da Drogaria São Paulo uma matéria muito interessante sobre alimentos funcionais:

"A função dos alimentos é nutrir o corpo, porém, aqueles chamados funcionais também colaboram para melhorar o metabolismo. Segundo a supervisora de Gastronomia e Nutrição do Hospital São Cristóvão Saúde, Fátima Corradini, eles recebem essa denominação por oferecerem vários benefícios, além do valor nutritivo inerente à sua composição química e por desempenharem ações favoráveis na redução de risco de doenças. Estão diretamente ligados a uma alimentação saudável. Importante salientar que esse fator associado à prática de atividade física potencializa os efeitos benéficos de suas substâncias, demonstrando proteção contra doenças, como: hipertensão arterial, diabetes Mellitus, câncer, osteoporose e coronariopatias., explica Fátima.
A nutróloga e endocrilogista, diretora do Centro Integrado de Terapia Nutricional, Ellen Simone Paiva, afirma que uma alimentação saudável, por si só, já é o mais importante fator de prevenção de doenças. Comer menos açúcar evita diabetes, comer menos sal previne a hipertensão arterial e comer menos gordura saturada e hidrogenada evita as doenças cardiovasculares em geral e o infarto em particular. Nesse contexto, os alimentos funcionais podem mesmo ajudar na prevenção de doenças crônicas, sempre associados a uma alimentação saudável, ressalta. Ela conta que, nos últimos dez anos, eles ganharam força e status de remédios. Saíram da natureza, em que inicialmente foram descobertos, e ganharam as prateleiras dos supermercados e farmácias. Em meio a essa profusão de compostos potencialmente benéficos à nossa saúde, as ciências médicas e nutricionais ainda tentam entender tais propriedades e procuram comprovar se elas realmente existem.
Na lista de alimentos funcionais, Ellen sinaliza os mais conhecidos: a soja, os iogurtes, o chá verde, a linhaça, o tomate, as frutas vermelhas, as gorduras presentes nos azeites, óleos vegetais, castanhas e peixes, as fibras, o alho e a cebola. Por incrível que possa parecer, até o chocolate ganhou a sua versão funcional, nas barrinhas amargas.
Outra questão que Ellen aborda é sobre o que há de especial nos chás e vinho tinto: Estamos falando dos polifenóis, um componente presente em alguns tipos de chás, vinhos tintos, sucos de uvas, frutas vermelhas - principalmente em suas cascas - chocolate amargo, alho e cebola. Com tamanha diversidade de alimentos, eles vêm chamando atenção para a possibilidade de melhorar os fatores de risco cardiovascular. Os chás apresentam concentrações diferentes de polifenóis, de acordo com o solo onde foram cultivados e com o seu processamento, afirma.
Já a nutricionista e personal diet, Karina Negrão Altieri, revela que os alimentos funcionais atuam para melhorar o metabolismo, de maneira a interferir em sinalizações celulares e moleculares, melhorando a resposta do organismo em relação à determinação da doença ou ainda previnindo o desenvolvimento de outras. Os principais mecanismos de ação e os respectivos efeitos benéficos dos diversos alimentos funcionais são: atividades antioxidantes e proteção de órgãos vitais, modulaçõa de enzimas de detoxificação de xenobióticos (compostos tóxicos), diminuição da agregação plaquetária e do risco de trmbose e aterosclerose, alterações no metabolismo do colesterol e diminuição do risco de aterosclerose, efeitos anticancerígenos, imunomoduladores e agentes anti-inflamatórios, efeitos antimicrobiológicos e antivirais, efeitos anti-hipertensivos, controle nas concentrações de hormônios e esteroides e do metabolismo endócrino, esse conceito alia a nutrição como um fator importante à saúde.
Karina reforça que, para se obter um efeito positivo, devemos ter um dieta equilibradae ajustada às necessidades energéticas individuais. A proteção de fatores externos, como o Sol, fumo, álcool, poluição, stress e uma laimentação inadequada deve ser observada.
É muito importante sempre consultar um especialista e fazer uma avaliação nutrional, para analisar as necessidades individuais de cada um."

Nenhum comentário:

Postar um comentário