quinta-feira, 18 de novembro de 2010

curiosidades sobre o chocolate...

No site da Munik chocolates, encontrei as seguintes curiosidades:


- Afrodisíaco
Chocolate tem a reputação de ser desde antes da Europa ter conquistado o México em 1519.

- Não provoca cáries!
Porque é rapidamente dissolvido na boca ficando pouco tempo em contato com os dentes.

- Agiliza o raciocínio
Como possui também na sua composição cafeína e teobromina, que são estimulantes, o chocolate agiliza o raciocínio.

- Reduz o risco de doenças cardiovasculares
Os compostos polifenóis presentes no chocolate, também chamados de flavonóides, são potentes antioxidantes pois impedem que o LDL-colesterol (o colesterol “ruim”) seja oxidado e que se deposite nos vasos sangüíneos, que bloqueiam as artérias. Por isso, o consumo de chocolate tem sido associado à redução do risco de doença cardiovascular em estudos epidemiológicos.

Previne o Câncer
Os antioxidantes são substâncias que protegem contra a oxidação normal dos tecidos do corpo, que nada mais é do que os famosos vilões: radicais livres. Segundo British Medical Journal, o chocolate também auxilia o sistema imunológico, prevenindo o aparecimento de câncer.

- Melhora o Humor
O chocolate tem efeitos sobre a serotonina e a dopamina cerebrais, substâncias presentes na regulação do humor e nos comportamentos compulsivos. A serotonina, por exemplo causa aquela sensação de bem estar quando estamos felizes, seja após uma refeição ou por amor.

- Ajuda na TPM
Uma das explicações está na queda do nível de magnésio do sangue no período da TPM. O consumo de chocolate é recomendado às mulheres para repor o nutriente, importante no equilíbrio da serotonina.

Mas nada de exageros, pois isso só prejudiará a sua saúde!!!

Um comentário:

  1. Pois é Mel, esse post prova que tudo na sua dose certa pode ser benéfico, o problema vem com o exagero. Exagerar no chocolate, no café, na cervejinha do happy hour, no vinho ou de qualquer outra coisa traz malefícios.

    ResponderExcluir