terça-feira, 9 de novembro de 2010

como antigamente...

Prestando atenção no modo de vida antigo, pude perceber muitas coisas que contribuem atualmente para impulsionar a engorda.
Antigamente, as pessoas faziam apenas 3 refeições o dia todo, no máximo 4: café da manhã, almoço e jantar, e às vezes encaixavam um café da tarde.
Nada muito requintado, e tudo o mais natural e saudável possível, pois os produtos industrializados e congelados chegaram mais tarde. As pessoas comiam o que plantavam no quintal, tudo natural, sem agrotóxicos, químicas e conservantes.
A taxa de obesidade era muito menor, e raramente se encontrava uma pessoa obesa.
O comércio não ficava aberto 24 horas, e as pessoas precisavam se programar para fazer tudo o que precisavam com o horário de comércio.
Hoje, as feiras cada vez estão mais vazias, os congelados e industrializados são vendidos como água, e se você tiver uma compulsão às 3 horas da madrugada, tem supermercados e restaurantes abertos. Tudo é mais acesssessível, e está a um clique do computador.Você nem precisa mais enfrentar filas em bancos, pois pode fazer tudo pela internet.
As redes de fast food estão em todas as esquinas, e as opções são para agradar a todos os gostos e paladares.
As pessoas são contratadas para fazer os serviços domésticos que eram feitos pelas próprias mães de família e suas filhas como ajudantes.
Enfim, tudo está mais facilitado e acessível, e se não tomar cuidado, você acaba caindo em todas estas tentações e prejudicando o seu emagrecimento.
Você já imaginou se tivesse uma compulsão e não tivesse nenhum comércio aberto e só frutas nas árvores no quintal de casa?
Pois é... se pudéssemos viver como antigamente, acabaríamos fazendo mais atividades físicas, como varrer, limpar, lavar, etc, e comeríamos coisas mais saudáveis, menos vezes ao dia.
Ainda questiono se colocar tantos lanches nos intervalos entre as refeições não contribui para a sua engorda, pois isso foi adotado nos dias de hoje, e as pessoas que o fazem acabam deixando de comer com qualidade nas refeições e com o tempo, trocam a fruta do lanche por um pão de queijo ou uma bolacha recheada!!!

Um comentário:

  1. Oi, Mel.....nao sabia que fazi zouk...é bom né...achei linda a dança e como agora to fazendo aula de dança de salao, tem zouk e ontem tive aula só de zouk...mas meu corpo ainda é muito timido...rs...eu fico pensando no meu peso..ai nao consigo me soltar direito...mas acho que com o tempo vou me soltando né...bjinhus

    ResponderExcluir