segunda-feira, 8 de novembro de 2010

cru ou cozido?

A revista Pense Leve trouxe no mês de novembro uma matéria sobre comer carnes cruas ou cozidas.
Os dois lados têm suas vantagens e desvantagens.
"a versão crua colabora na preservação dos nutriente alojados nas carnes, especialmente proteínas, vitaminas B1 e B6, e minerais como cobre e ferro, que se perdem por bobeira quando expostos ao calor. Por outro lado, o cozimento desempenha papel fundamental, já que ajuda a detonar bactérias, fungos e parasitas capazes de atingir o corpo humano. Infecções de nomes estranhíssimos, como triquinose, brucelose e listeirose, além da populares tecníase e salmonelose, podem vir no recheio de peixes e carnes crus. Como regra geral, o intestino é só um órgão a ser vitaminado. A partir daí, começa um festival de mau gosto."
Para evitar as infecções sem perder o que os nutrientes podem fazer ao organismo, é importante que o alimento cru seja bem armazenado e fresco.
Mesmo alimentos que pode ser cozidos depois, devem ser bem armazenados e frescos. A carne moída é um grande risco, pois ela já foi moída e o seu maior contato com o ar pode abrir brechas para a proliferação de bactérias por entre os buracos.
Lembre-se de que tudo que é fresco, cozido ou não, sempre traz maiores benefícios.
Agora a opção de carpaccio e sashimi fica ao gosto de seu paladar e benefício para a saúde!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário