quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Sorria, você está magra

A Revista Nova desse mês trouxe uma matéria interessante sobre a serotonina, que pode ajudá-la a emagrecer e com alegria.

"Todas as suas amigas se deliciam com uma lasanha no almoço, e você só na saladinha. Elas comem chocolate de sobremesa, e você nem na TPM. Pior: a turma desfila o corpo sempre em cima, enquanto você vive uma luta eterna contra a balança. Por quê? A resposta atende por SEROTONINA.

Dê play no DVD do seu seriado cômico favorito, ligue para a amiga que sempre tem algo divertido para dizer ou lembre-se de um momento no trabalho em que se sentiu realizada. Promessa de NOVA: felicidade ajuda a perder peso.

Quando você sorri, seu organismo produz uma poção mágica - e emagrecedora! - chamada serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. "Menores níveis dela aumentam a ansiedade e a compulsão alimentar", afirma a nutricionista funcional Patricia Davidson Haiat, do Rio de Janeiro. Por isso, quando o nível da substância está baixo, cresce o risco de ataques à geladeira. Depois de levar um fora ou ser preterida numa entrevista de emprego, por exemplo, você tem uma vontade incontrolável de estabelecer um novo recorde olímpico: devorar a caixa de bombons em milésimos de segundo. E detona todo o esforço de semanas de dieta. É seu estômago buscando consolo numa bomba calórica para ajudar seu cérebro a produzir o tal neurotransmissor. "Já quando a substância está nas alturas, a alimentação passa a ser usada apenas pela necessidade nutricional, e não para suprir emoções negativas", diz a psiquiatra Helena Masseo de Castro, de São Paulo. Sim, contente, você come menos! è o círculo vicioso da mulher magra. Se apostar no mix certo de alimentos (apetitosos!), você vai estimular a produção de serotonina e viver com um sorriso no rosto - por estar com o astral lá em cima e por exibir curvas de babar. De acordo com a nutricionista funcional Andrezza Botelho, de São Paulo, a substância formada por uma aminoácido chamado triptofano, presente em todos os tipos de proteína, além da banana, no cacau e nos cereais. Mas não basta encher o prato de carne; é preciso investir em carboidrato também. "Quando você consome só proteínas, elas acabam  sendo usadas como fonte de energia. Se consumir massas junto, os carboidratos fazem esse papel e a proteína fica livre para a produção de serotonina", diz o nutricionista Daniel Percego, de São Paulo. Em tempo: ficar de jejum por muitas horas derruba drasticamente a quantidade dessa turma no organismo, deixando você para baixo, ok?

REGRAS DA ALEGRIA E DO BIQUÍNI

Faça as refeições tranquilamente
Escolha lugares calmos para comer sem stress ou inteferências. Dessa forma, você ingere apenas aquilo que o seu organismo está pedindo, sente prazer ao se alimentar e produz serotonina.

Escolha proteínas magras
"Quando elas vêm com muita gordura, o efeito engordativo se torna maior do que a ação do triptofano para produzir serotonina", diz Paula Castilho, nutricionista de São Paulo. Prefiro frango, peixe, lombo, patinho, coxão mole, filé mignon e ovo.

Coma Açúcar, SIM
Não você não leu errado. Usar açúcar em vez de adoçante aumenta a sua satisfação ao comer, o que eleva os níveis de serotonina. "Mas lógico, use-o com moderação e prefira o mascavo, que é a forma mais natural e saudável, menos industrializado", diz Paula.

Evite beber nas refeições
Isso atrapalha o processo de digestão. A ingestão de líquido dificulta a absorção de nutrientes, diminuindo a produção de serotonina. Procure esperar pelo menos, 15 minutos para tomar algo após comer.

Não corte todos os carboidratos
Não elimine esses itens do cardápio - você só vai ficar mal-humorada, pode apostar. Basta substituir o arroz, o pão e as massas tradicionais por integrais. "Elas possuem mais fibras e minerais, então trazem maior sensação de saciedade, além de ajudarem a manter a saúde do intestino", diz Paula. Por que isso é importante para ficar magra? "Esse órgão é responsável por cerca de 70% da produção de serotonina. Seu equilíbrio é fundamental", afirma Andrezza Botelho.

Cuide bem do seu fígado
"Ele é responsável por grande parte das reações químicas do corpo", diz Percego. Logo, precisa estar em equilíbrio para que o corpo produza e utilize a serotonina de forma adequada. Fique longe das gorduras e de bebidas alcoólicas, ok?

Maneire nos laticínios light
Acredite: iogurtes e queijos integrais são menos processados  e garantem maior sensação de saciedade. O leite, sim, pode ser o semidesnatado. O mesmo vale pra iogurtes."

Nenhum comentário:

Postar um comentário