quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Olhar de gordinho

Outro dia estava andando e vi uma pessoa magra, mas saudável... e pensei: "nossa esta pessoa está magra demais!!!"
Logo em seguida me veio outro pensamento: "na realidade, ela está bem e saudável, são as pessoas em torno dela, que estão gordas!!!"
A referência mudou por completo!!!
O mundo está cada vez mais gordo, e sempre que vemos uma pessoa magra,achamos que ela é quem está fora do peso, quando deveria ser ao contrário...
Como está a sua referência??

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

alegrias+fracassos=comilança²

Você já se percebeu quando resolve comer?
Tem alguma coisa que o impulsiona a comer?
Muitas vezes fazemos as coisas e acabamos não percebendo o que estamos fazendo.
Quantas vezes você teve um dia tumultuado, daqueles bem tensos, com vários desastres, e que você pensa que nunca deveria ter levantado da cama logo pela manhã? Então, no final do dia, você resolve se recompensar com uma guloseima, só para levantar um pouco o astral...
Ou até mesmo quando o dia foi perfeito, e você resolve COMEmorar com aquele prato favorito e uma belíssima sobremesa!!!
Não importa o que esteja acontecendo em sua vida, sempre podemos dar desculpas para comer... porque está frio, vou tomar um chocolate quente... porque está calor, vou tomar um sorvete... para comemorar o meu sucesso... para melhorar o meu astral depois de tantos problemas... para esquecer os problemas... e por ai vai!!!
Pare de arrumar desculpas e comece a policiar o que come, se realmente é para nutrir o corpo ou por uma simples desculpa... afinal você~e só vai acabar é enganando a si mesmo!!!

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

aprovação+não-reconhecimento=comilança

Essa fórmula faz parte da vida de muitas pessoas.
Em várias áreas de nossa vida, pessoal, profissional, amigos, família, isso pode acontecer.
Afinal, você vive tentando se encaixar em vários grupos socias e ser bem aceito, esperando ser aprovado e/ou reconhecido.
Quando isso não acontece, acabamos sucumbindo a comilança!!!
Quantas vezes você esperou um aumento de salário como forma de reconhecimento, ou mesmo um elogio, quem sabe ser o orgulho para seus pais, ou a mãezona para os seus filhos...
Sempre criamos expectativas, ainda mais quando sabemos que foi feito o melhor que você pode, muitas vezes com muito esforço, e o reconhecimento não vem... nisso acabamos frustrados e caímos na tentação de se presentear com uma bela barra de chocolate, um almoço no rodízio, ou qualquer outra coisinha gostosa!!!!
Claro que é muito melhor se todos notassem o que você fez, e ganhasse vários elogios, mas não podemos controlar as pessoas, para que elas o façam... o melhor é reprogramar o seu presente... quem sabe abrir uma poupança para fazer aquela viagem especial, ou comprar aquele vestido maravilhoso, que fica lindo em você, ainda mais quando eliminar alguns kilos, deixando de cair de boca na comida!!!
Você poderá se sentir mais orgulhoso de si mesmo se conseguir superar os seus obstáculos, além daquilo que você fez muito bem!!! SUCESSO TOTAL!!!
Muitas vezes as pessoas não elogiam e nem falam das suas benfeitorias, mas pode ter certeza de que alguém nota o que você fez... Podemos também sempre contar com um ombro amigo, que vai elogiar, e pode até mesmo suprir uma necessidade de ser aceito... busque outras formas de contornar a comida, afinal, você já obteve sucesso em outras coisas e está na hora de ter sucesso no emagrecimento, também!!!

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Sorria, você está magra

A Revista Nova desse mês trouxe uma matéria interessante sobre a serotonina, que pode ajudá-la a emagrecer e com alegria.

"Todas as suas amigas se deliciam com uma lasanha no almoço, e você só na saladinha. Elas comem chocolate de sobremesa, e você nem na TPM. Pior: a turma desfila o corpo sempre em cima, enquanto você vive uma luta eterna contra a balança. Por quê? A resposta atende por SEROTONINA.

Dê play no DVD do seu seriado cômico favorito, ligue para a amiga que sempre tem algo divertido para dizer ou lembre-se de um momento no trabalho em que se sentiu realizada. Promessa de NOVA: felicidade ajuda a perder peso.

Quando você sorri, seu organismo produz uma poção mágica - e emagrecedora! - chamada serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. "Menores níveis dela aumentam a ansiedade e a compulsão alimentar", afirma a nutricionista funcional Patricia Davidson Haiat, do Rio de Janeiro. Por isso, quando o nível da substância está baixo, cresce o risco de ataques à geladeira. Depois de levar um fora ou ser preterida numa entrevista de emprego, por exemplo, você tem uma vontade incontrolável de estabelecer um novo recorde olímpico: devorar a caixa de bombons em milésimos de segundo. E detona todo o esforço de semanas de dieta. É seu estômago buscando consolo numa bomba calórica para ajudar seu cérebro a produzir o tal neurotransmissor. "Já quando a substância está nas alturas, a alimentação passa a ser usada apenas pela necessidade nutricional, e não para suprir emoções negativas", diz a psiquiatra Helena Masseo de Castro, de São Paulo. Sim, contente, você come menos! è o círculo vicioso da mulher magra. Se apostar no mix certo de alimentos (apetitosos!), você vai estimular a produção de serotonina e viver com um sorriso no rosto - por estar com o astral lá em cima e por exibir curvas de babar. De acordo com a nutricionista funcional Andrezza Botelho, de São Paulo, a substância formada por uma aminoácido chamado triptofano, presente em todos os tipos de proteína, além da banana, no cacau e nos cereais. Mas não basta encher o prato de carne; é preciso investir em carboidrato também. "Quando você consome só proteínas, elas acabam  sendo usadas como fonte de energia. Se consumir massas junto, os carboidratos fazem esse papel e a proteína fica livre para a produção de serotonina", diz o nutricionista Daniel Percego, de São Paulo. Em tempo: ficar de jejum por muitas horas derruba drasticamente a quantidade dessa turma no organismo, deixando você para baixo, ok?

REGRAS DA ALEGRIA E DO BIQUÍNI

Faça as refeições tranquilamente
Escolha lugares calmos para comer sem stress ou inteferências. Dessa forma, você ingere apenas aquilo que o seu organismo está pedindo, sente prazer ao se alimentar e produz serotonina.

Escolha proteínas magras
"Quando elas vêm com muita gordura, o efeito engordativo se torna maior do que a ação do triptofano para produzir serotonina", diz Paula Castilho, nutricionista de São Paulo. Prefiro frango, peixe, lombo, patinho, coxão mole, filé mignon e ovo.

Coma Açúcar, SIM
Não você não leu errado. Usar açúcar em vez de adoçante aumenta a sua satisfação ao comer, o que eleva os níveis de serotonina. "Mas lógico, use-o com moderação e prefira o mascavo, que é a forma mais natural e saudável, menos industrializado", diz Paula.

Evite beber nas refeições
Isso atrapalha o processo de digestão. A ingestão de líquido dificulta a absorção de nutrientes, diminuindo a produção de serotonina. Procure esperar pelo menos, 15 minutos para tomar algo após comer.

Não corte todos os carboidratos
Não elimine esses itens do cardápio - você só vai ficar mal-humorada, pode apostar. Basta substituir o arroz, o pão e as massas tradicionais por integrais. "Elas possuem mais fibras e minerais, então trazem maior sensação de saciedade, além de ajudarem a manter a saúde do intestino", diz Paula. Por que isso é importante para ficar magra? "Esse órgão é responsável por cerca de 70% da produção de serotonina. Seu equilíbrio é fundamental", afirma Andrezza Botelho.

Cuide bem do seu fígado
"Ele é responsável por grande parte das reações químicas do corpo", diz Percego. Logo, precisa estar em equilíbrio para que o corpo produza e utilize a serotonina de forma adequada. Fique longe das gorduras e de bebidas alcoólicas, ok?

Maneire nos laticínios light
Acredite: iogurtes e queijos integrais são menos processados  e garantem maior sensação de saciedade. O leite, sim, pode ser o semidesnatado. O mesmo vale pra iogurtes."

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Você já se percebeu?

Hoje a caminho do trabalho, sentei-me ao lado de uma senhorita obesa.
Fui percebendo que o motorista do ônibus, talvez não estivesse num bom dia, brecava bruscamente, fazendo com que todos precisassem se segurar para não cair.
Enquanto todos se utilizavam de seus músculos para impedir que o corpo fosse afrente, ela simplesmente quase deitava em seu próprio colo, com preguiça de exercitar os músculos, para se segurar na postura sentada, a cada freada que o motorista dava. Enquanto todos levemente se inclinavam, ela quase batia a cabeça no banco afrente!!! Mas o pior não era isso, era que todos a sua volta se surpreenderam com a preguiça de contrair os músculos abdominais, notando a sua preguiça, mas ela parecia a única a não se perceber.
Outro dia fui a um restaurante para sair com os amigos, e na mesa ao lado, mais um caso de gordinho, que nos chamou a atenção. O prato pedido chegou à mesa, e o senhor sentado sozinho, devorou tudo, enfiando a comida de uma vez só na boca, com garfo e com faca, alternando as mãos, que levavam toda a comida dentro de si. O lugar era muito agradável, mesmo para um pessoa sozinha, e a comida poderia ser apreciada, e ter muito mais sabor, do que simplesmente engolir, como se fosse água, sem mastigá-la. Mais uma vez todos ao redor ficaram horrorizados com a cena, e ele nem se percebeu.
Não vou negar a minha gafe, pois afinal, achamos que não estamos fazendo nada de mal, e nem percebemos o quanto podemos ser mal-educados em algumas situações. Quando eu ia a algum aniversário ou festas, o garçom era sempre a minha atração preferida, e às vezes eu secava tanto o garçom, que nem percebia que isso os deixavam sem graça. O ato de querer comer tudo o que tinha na festa era mais importante do que reencontrar as pessoas, colocar as conversas em dia, e até mesmo agendar novos compromissos. E eu acabava perdendo tudo isso, pois o meu foco era comer, e não me divertir e reencontrar os amigos e familiares!!! Quantas vezes alguém estava no meio de uma conversa comigo, e eu simplesmente ignorava, pois estava atrás de algum garçom para pedir mais um refri ou um salgadinho... que mico!!!
Hoje me policio, pois muitas vezes ainda me pego fazendo alguma coisa indiscreta, e tenho diminuído as minhas gafes.
Passe a prestar atenção nas suas atitudes, e no que faz que pode melhorar em si mesmo. Ao mudar hábitos ruins, você pode emagrecer, sem se dar conta, como contrair os músculos abdominais, o que já é um exercício, saborear a comida, devagar, para não se empanturrar, ou até mesmo sendo simpática e dando a devida atenção às conversas, e deixando o garçom passar com a bandeja do outro lado do salão, sem seguí-lo, abrindo mão de engordar mais um pouco.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Desejo X Necessidade

Você consegue distinguir o desejo e a necessidade?
Muitas vezes pode parecer uma coisa, mas na realidade é outra... às vezes simplesmente sentimos algum incomodo no estomago, mas na relaidade, pode ser sede.
A canseira também pode ser confundida, e acabamos comendo para armazenar mais energia, sem necessidade.
Algumas vezes anestesiamos os nossos sentidos, e não conseguimos diferenciar alguns sentidos das necessidades.
Aos poucos, você pode retomar o controle dos seus sentidos. Faça cada refeição em 20 minutos, pois o organismo demora este tempo para liberar o hormônio, que traz a sensação de saciedade. Mas lembre-se de que não precisa ingerir mais comida, em menos tempo, e simplesmente mudar os seus hábitos.
A mudança de hábitos trará os sentidos de volta, e você poderá perceber o que o seu corpo necessita.
Preste atenção nos sinais do seu corpo, e que necessita dar a ele: repouso, água, nutrientes, atividade física, etc. Só então poderá conceder o que o corpo realmente necessita, ao invés de ceder ao desejo de comer em excesso e ter preguiça.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Cansado??

Muitas vezes fazemos tantas coisas, ocupamos tanto o nosso tempo, que o descanso fica em segundo plano...
O trabalho, os amigos, os eventos sociais, os encontros, reuniões, e tantas obrigações consomem muito o tempo de qualquer pessoa que não se programe para ter as horas de repouso e sono tranquilo necessárias.
Quando estamos cansados demais, tendemos a comer mais, para garantir a energia que precisa para se manter mais alerta e atento. Normalmente, comemos muito além do que o corpo necessita para suprir a quantidade de nutrientes necessários, e ainda comemos as coisas mais calóricas, que encontramos pela frente!!!
Comece a se planejar, adote uma rotina,e reserve as horas necessárias para um sono reparador, ao invés, da comida recompensadora!!!

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Contradição

Você já reparou que nas épocas de liquidação, em especial, as mulheres adoram ficar horas no shopping??
Muitas vezes compramos coisas esperando por noas situações, como uma festa, um jantar, ou mesmo conseguir emagrecer um pouco, porque já não tinha mais a numeração....
As horas passam e quando você resolve parar um pouco, cheia de sacolas, é justamente na praça de alimentação, bem quando já está com preguiça de andar mais um pouco, morrendo de sede, e resolve comer algo bem calórico, para arrematar o dia de compras!!!
Até alguns instantes atrás estava toda preocupada com o número do seu manequim, mas de repente, se esquece de tudo e come sempre o que vai ter o efeito contrário, caindo em contradição....
Agora chegou a hora de mudar a sua atitude, e fazer compras, mas se realmente quiser beber algo, passe num quiosque e compre um suco natural, sem açúcar, ou mesmo água, pois nada melhor do que matar a sede com água... então poderá ter aproveitado o dia de compras, como um exercício prazeroso, onde você teve que provar mil peças no provador, andar o shopping inteiro, e ainda carregar todas as sacolas pelo shopping todo!!!

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Apague suas mágoas

A Revista Cláudia publicou uma matéria bem interessante sobre os sentimentos e emoções tóxicos.

Saiba por que algumas emoções se tornam tóxicas e podem afetar sua saúde - e siga um programa detox para se livrar delas

   O psicologo sul-africano Peter Frost fazia parte da equipe gestora da Universidade de British Columbia, no Canadá, quando, em 1997, descobriu um melanoma, um tipo de câncer altamente agressivo. Depois do diagnóstico, fez uma reflexão e chegou à conclusão de que os anos no núcleo de comando da instituição foram prejudiciais para a sua saúde. Frost acreditava que o turbilhão de sentimentos e o stress a que estava submetido tinham abalado o seu sistema imunológico e, por isso, ele teria desenvolvido a doença. Com base nessa teoria, escreveu Emoções Tóxicas no Trabalho (Futura), livro que aborda a importância de as empresas considerarem o lado emocional dos funcionários. A obra virou um best-seller, e Frost levantou - não apenas no mundo corporativo - a discussão sobre até que ponto a raiva, medo e companhia podem afear a mente e o corpo.Mas o psicólogo não venceu o câncer. Faleceu em decorrência da doença, em 2004.
   Muitos oncologistas discordam da teoria de Frost para o surgimento de seu melanoma. Nem a  ciência provou a relação entre o stress emocional e o aparecimento do câncer. Mas já se sabe que, sim, as emoções afetam diretamente a saúde. Claro que sentir raiva, tristeza ou inveja é inevitável. o problema é quando essas emoções se tornam crônicas. Aí elas podem ser tão prejudiciais que os psicólogos alemães Michael Linden e Andreas Maercker defendem em Embitterment (algo como amargurando, em português), livro não publicado no Brasil, a criação de um novo diagnóstico para facilitar o tratamento de pessoas que arrastam (e ruminam) sentimentos negativos pela vida: o do mal amargura pós-traumática.
   "Quando sentidas com muita intensidade ou por um longo período,  emoções negativas fazem com que o corpo fique estressado. Então a produção de cortisol aumenta e, em excesso no organismo, esse hormônio delibera o sistema de defesa, nos deixando mais propensos a alergias, vírus e bactérias", diz o médico Ricardo Monezi, pesquisador do Isntituto Fer]deral de São Paulo. Portanto, para entender melhor o efeito da contaminação pelas chamadas emoções tóxicas, é necessário compreender o que é o stress. Equivale ao modo de alerta do organismo. Diante da sensação de perigo, ele se prepara para a fuga ou briga. No entanto, quando se fica permanentemente nesse estado, o feitiço vira contra o feiticeiro. "O que teria a função de nos proteger acaba nos agredindo. Por exemplo, o sangue corre mais rápido e, em última instância, isso pode levar a um ataque do coração", explica Dean Ornish, presidente do Instituto de Pesquisa em Medicina Preventiva, na Califórnia, nos Estados Unidos.
   As emoções tóxicas vivenciadas sem tréguas também podem provocar alterações de comportamentos e até distúrbios psiquiátricos, como o transtorno obsessivo compulsivo (TOC). "Sob o efeito da raiva ou tristeza, ficamos inebriados, nosso discernimento diminui, avaliamos mal as situações e tomamos decisões e atitudes equivocadas", exemplifica a psicóloga Ana Maria Rossi, presidente da International Stress Management Association no Brasil.
   O universo dos sentimentos ruins é amplo. Vai da fraqueza, que nos faz sentir vítimas, à raiva, que gera ressentimento. A vergonha , a culpa, a tristeza, a solidão o ciúme e a inveja também estão na lista. E eles surgem em diversos momentos da vida: quando morre um ente querido ou acaba um relacionamento, após uma briga familiar, em uma discussão com um amigo e até aquela almejada promoção é dada ao colega. Em excesso, até emoções positivas, como a paixão, podem ser tóxicas e desencadear o mesmo processo nocivo. O limite entre o que é ou não saudável depende de cada um. "O sofrimento não está no fato em si, mas na ´percepção que se tem dele", resume Márcia de Luca, especialista em ioga e ayurveda (a medicina indiana). É preciso saber lidar de modo equilibrado com as adversidades e, se sentimentos negativos surgem, ter estratégias para livrar logo deles.

FIQUE DE OLHO NOS SINAIS
O corpo mostra quando a mente não vai bem. A pele, o cabelo e o olhar perdem o brilho. A pressão sanguínea fica alterada. "Bruxismo, alterações do sono e do apetite, pessimismo constante, perda da autoconfiança e da capacidade são sinais clássicos da presença de emoções tóxicas", enumera a psicóloga Ana Maria Rossi.

IDENTIFIQUE OS MALES
Reflita para identificar qual emoção tóxica está sentindo e por quê. Raiva? E o que a levou a ficar irada com determinada pessoa? Escreva: pôr as idéias no papel contribui para clarear a mente. "Se não chegar sozinha a conclusões, peça ajuda a uma pessoa que você ama e a ama também e que será sincera", sugere o médico Ricardo Monezi, da Unifesp.

DESAFIE OS PENSAMENTOS
Identficado o sentimento ruim e o que causou, avalie se sua reação foi ou não exacerbada. Fique atenta às pressões externas que inflam suas emoções. "As pessoas podem se sentir incapazes por não atingir metas de vendas e esquecer que as empresas estipulam objetivos impossíveis para elas darem o máximo de si", exemplifica Ana Maria.

FALE E DESABAFE
Se depois da reflexão você considerar que sua reação não foi desmedida, não guarde as emoções negativas. Converse com pessoas próximas para pôr para fora e, se achar que ficará aliviada, também com quem você se desentendeu ou a magoou de alguma maneira. "Nas relações tóxicas, há campos de segredos  e mágoas não ditas", ressalta a psicóloga Dorli Kamkhagi, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo.

ROMPA OU ACEITE
"Não existe emoção eterna, que não possa ser mudada", ressalta o médico Ricardo Monezi. Mas é preciso agir. Se uma relação não lhe faz bem, ponha fim a ela. Isso vale para amores e amizades. "Encerrar traz força. Não precisamos carregar as pessoas por toda a vida", alerta Dorli. Se você não tiver controle algum sobre a situação que a incomoda, apenas tente aceitá-la.
FAÇA A POLLYANNA
Procure ver o lado positivo do evento que foi nocivo para você. É o que os especialistas chamam de ressignificação das emoções. Uma boa idéia é tirar uma lição do ocorrido. "Quanto mais pensamos em coisas boas, maior é a chance de nos recuperarmos das emoções negativas", avisa Monezi. "Esse é um processo que exige muita disciplina."
CUIDE DE VOCÊ SEMPRE
Doses altas de álcool, café e açúcar podem aumentar a ansiedade. Pegue leve e introduza momentos de relaxamento em sua rotina. "Passe horas de lazer com pessoas queridas", sugere o médico Dean Ornish, da Califórnia. A regra: faça oque puder por si mesma. A ansiedade no trabalho anda alta? Permita-se chegar mais tarde às vezes ou faça pausas demoradas para o café.
MEXA O CORPO E ALIVIE A MENTE
Estudos mostram que a prática de ioga diminui o nível de stress no corpo. Mas qualquer exercício é benéfico, de caminhar a correr e dançar. Já a meditação faz com que pensamentos arraigados se dissipem.
APRENDA A DIFERENCIAR
Emoções negativas podem se tornar tóxicas. Já se disse que sentir raiva, inveja ou tristeza faz arte da vida. Mais: as dores são importantes para o amadurecimento. Só não deixe que elas tomem conta de sua vida e a corroam por dentro. Aí a fronteira será ultrapassada.


Na matéria ainda faltou dizer que comemos por causa de tantos sentimentos. Mutias vezes é mais fácil comer e engordar do que encarar qualquer sentimento que a esteja aborrecendo. Infelizmente não conseguimos mudar as pessoas, mas podemos começar a mudar as nossas atitudes, deixando de engolir todos os sentimentos calóricos. Vale a pena seguir as dicas dadas na matéria, para aprender a lidar com as emoções tóxicas.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Longevidade X Ansiedade

Você já notou que a estimativa de vida subiu??
Na época medieval, a estimativa de vida era em torno de 30 anos, e as pessoas faziam tudo muito cedo, pois a vida era muito mais curta, mesmo sem toda a tecnologia avançada que temos hoje!!!
A modernidade nos trouxe muitas facilidades e a ciência e medicina evoluíram tanto, que conseguimos viver quase o três vezes mais do que naquela época...
Claro que tudo tem as suas consequencias... hoje somos muito mais paressados e rqueremos sempre mais rápido... basta ficar 5 minutos esperando pelo pedido no restaurante, que já começamos a perder a paciência...
Queremos tudo com agilidade, e quando não conseguimos, ficamos ansiosos, impacientes e bravos...
Você já percebeu que mudamos muito os nossos hábitos por conta disso?? O emagrecimento também fica prejudicado por conta disso, pois muitas vezes, descontamos todos esses sentimentos, e mais outros, na comida...
Hoje nem nos damos conta do que fazemos... se estamos na presença de uma boa companhia, nos dispersamos com os smartphones, só para postar um pensamento no face ou twitar qualquer coisa... não CURTIMOS o que estamos fazendo naquele precioso instante, e acabamos perdendo tanto...
Está tão difícil ter um olho no olho, pois com tanta distração, nem percebemos o quanto estamos perdendo...
A longevidade trouxe novas perspectivas para facilitar a nossa vida, mas acabamos perdendo o que há de mais importante: O PRESENTE!!! E é por isso que tem este nome, presente.
Então, aproveite cada segundo de sua vida e sinta todas as emoções que estão passando no momento!!!

terça-feira, 22 de maio de 2012

Educação na alimentação

Saber se alimentar corretamente está cada vez mais controverso. Cada médico, nutricionista, endocrinologista defende uma versão. Alguns passam que devemos comer a cada 3 horas... outros defendem que devemos fazer de 3 a 4 refeições diárias. Nisso tudo, ficamos perdidos e fazemos tudo errado: comemos as 3 ou 4 refeições e acrescentamos mais os lanches entre as refeições... conseguimos ganhar mais peso e nada acaba nos ajudando!!! Indico fazer de 3 a refeições. Quando incluímos os lanches entre as refeições, acabamos enganando a nós mesmos. No começo acabamos comendo tudo certinho, como frutas, iogurtes, barra de cereal, etc. Como o tempo, enjoamos de comer isso nos lanches, e incluímos o pão de queijo, a bolacha recheada, o bolo, etc... Isso sem falar que o corpo se adapta à quantidade de refeições, e acabamos comendo mais do que o necessário. Cada refeição completa, com todos os grupos alimentares (reguladores, construtores e energéticos) demora de 5 a 6 horas para ser digerido. Ou seja, quando se colocam os lanches entre as refeições, aquilo que se ingeriu há 3 horas, e que já está terminando a digestão recebe uma nova refeição para ser digerida... você já pensou na gororoba que fica dentro de você?? Isso sem falar que muitas pessoas comem sempre os mesmos alimentos, e deixam de ingerir outros nutrientes necessários ao organismo. A diversidade na alimentação serve para ajudar a suprir as necessidades diárias. Caso algum nutriente não seja ingerido, o corpo fica com deficiência, e o organismo responde, com queda de cabelos, fraqueza, alterações de humor, entre muitos outros. Saber se alimentar é parte importante para ajudar no emagrecimento. Claro que adoramos comer, e por isso, ganhamos uns quilos a mais... Mas ao acostumar o seu corpo com todo o tipo de alimento, você passa a ter o prazer de se alimentar corretamente, e o bem estar da sua saúde, isso sem contar com o aumento de auto estima. Pare de se enganar e comece a sua educação alimentar... aprenda a comer de tudo... claro que alguns alimentos que não nos satisfazem ficam de lado, mas isso não significa que você não possa suprir essa falta de nutriente com outros alimentos. Note bem, que isso deve ser uma exceção, e não se deve descartar todo o lado dos legumes e verduras do seu cardápio. Boa alimentação!!!

Inverno

O inverno já está chegando... você emagrece ou come mais? No inverno, temos mais preguiça de comer saladas frias, e sentimos mais vontade de comer coisas mais calóticas, como chocolate quente, foundue, sopas, feijoada, etc. Enfim, tudo aquilo que contribui para você acumular as gordurinhas!!! Ao mesmo tempo, se torna mais fácil emagrecer, pois o corpo queima mais calorias para manter-se aquecido no frio. O que devemos fazer é tomar cuidado com o que ingerimos, e o corpo, por si só, vai se encarregar de queimar as suas gordurinhas!!! Evite comer sempre coisas tão calóricas. Claro que pode e deve tomar sopas para se esquentar, mas existem tipos com menos calorias, que contribuem para os eu emagrecimento. Atente-se à sua alimentação e nas quantidades ingeridas, e aproveite para emagrecer no inverno, e chegar no verão com vários quilos a menos!!!

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Ficando doente...

Você já reparou que sempre fica doente em determinados períodos do ano? Como nestes dias, por exemplo... Onde quer que você vá, sempre encontra alguém gripado ou resfriado!!! Então, resolve que para melhor, você precisa se alimentar muito bem... precisa de mais vitaminas, sopas, além das refeições, balas para parar de tossir, e por ai vai... Você nem percebe que tudo isso acrescenta tantas calorias na sua alimentação!!! Ao contrário dos magros, que até deixam de comer, pois não sentem fome, ou estão enjoados, e tão cheios de dor, que nem se lembram de comer, ao contrário, de nós, gordinhos!!! Está na hora de reagir diferente!!! Se cuidar, sim, faz parte da recuperação, mas sem exageros... modere as suas necessidades... sinta o que o seu corpo precisa: sopa de legumes quentinha, chá com adoçante, repouso (dormir ajuda na recuperação), água (ajuda a hidratar o corpo), banho quente (para ficar confortável embaixo das cobertas), etc... Não acrescente tantos chocolates quentes, pipoca na frente da televisão, bolo quentinho, balas açucaradas para a garganta, entre outros!!! Cuidar e tomar precauções fazem parte da recuperação, mas comer, para ficar fortinho, você já tentou e não funcionou!!!

terça-feira, 17 de abril de 2012

the digital diet!!!

Olhando novidades na internet, conheci a "the digital diet".
Trata-se de um site de trocas de informações, onde se trocam receitas e dicas... vale a pena participar...
Afinal, as novidades sobre emagrecimento estão ficando raras!!!

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Dieta da moda

A Revista Cláudia de fevereiro/2012 já trouxe uma nova dieta da moda... a dieta seca barriga, para eliminar a gordura, em especial da barriga.
Mais um programa alimentar detox (bem radical) por 4 dias e mais uma dieta balanceada com programas específicos.
O mais estranho é que a primeira etapa vai contra uma das grandes discussões sobre dieta: comer carboidratos à noite.
Todas as refeições são bem restritivas e sem carboidratos, exceto o jantar, que é a única refeição em que se pode comer algum tipo de carboidrato, claro com uma quantidade controlada. Como esta etapa é bem restritiva, é recomendado não exceder os 4 dias.
Ainda credito que podemos comer de tudo, em quantidades moderadas, sem precisar de sacrifícios enormes, pois aprendemos a comer como uma pessoa que nunca passou pela obesidade!!! Afinal, os magros também comem guloseimas, mas só quando têm fome e vontade, e mesmo assim, sem exageros!!!
Vale a pena analisar se este tipo de dieta vale o sacrifício, afinal ela promete reduzir 3cm de barriga só na primeira etapa. Talvez seja um período curto de sacríficios, mas recompensador!!!

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

muDANÇA

Muitas vezes deixamos de nos exercitar por diversos motivos: preguiça, desestímulo, falta de interesse, por acreditar que qualquer exercício é péssimo, por se sentir cansado demais, etc.
Qualquer tipo de exercício pode ser prazeroso e trazer benefícios à sua saúde. Nenhum exercício pode ser sacrificante ou massante a ponto de deixá-lo estressado ou entediado. Deve sim, haver algum esforço físico, para ajudar a queimar as calorias, a serotonina ser liberada, e a sensação de prazer e bem estar serem consequencias dessa ação.
Muitas vezes, quando precisamos fazer uma mudança de hábitos, o início é chato mesmo. Mas com o passar do tempo e fazendo a atividade cotidianamente, acabamos por gostar e incorporamos isso em nossos afazeres, até mesmo para liberar o estresse.
A dança pode causar esse efeito mais fácil nas pessoas, pois movimentamos o corpo de acordo com a música, aprendemos novos movimentos, redescobrimos o nosso corpo e os movimentos que ele é capaz de fazer ou até desenvolver.
Se realmente não gosta de dançar, procure explorar outras atividades. Mas não comece em um dia e pare daqui a 15 dias. Fique um tempinho testando a nova mudança!!!
Qualquer dia desses, você ainda vai descobrir o prazer de exercer alguma atividade!!!

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

é proibido fumar!!!


Cada vez mais os fumantes estão com dificuldades para fumar, o que é ótimo, para a sua saúde, e a de quem fica por perto, mais ainda!!!
A Revista Nova de Dezembro de 2011trouxe uma matéria muito boa para os fumantes se conscientizarem, ainda mais se associados à ansiedade...

Não fume para diminuir a ansiedade
Se você precisa de alguma desculpa para continuar acabando com o seu pulmão, seus dentes, sua pele, seu hálito e sua saúde em geral, não conte com essa. Cigarros não ajudam a relaxar. Pelo contrário, fumar pode até aumentar seu nível de stress. Pesquisadores da London School of Medicine, na Inglaterra, analisaram 496 pessoas que estavam tentando se livrar do vício. No início do estudo os voluntários tinham níveis de tensão semelhantes. Um ano depois, 41% deles conseguiram abandonar o cigarro. Esses sortudos relataram um nível de stress 20% menor do que os que mantiveram o maço no bolso. Os cientistas têm uma explicação para esse fenômeno: no momento em que o cigarro está na boca, a pessoa pode até se sentir relaxada. Mas a vontade de fumar nos períodos do dia em que não é permitido fazer isso - cada vez mais frequentes em tempos de fumódromos ao ar livre e leis restritivas - aumenta muito sua ansiedade. E aí, convencida a parar? Que tal Agora?


É claro que se está tentando largar o mau hábito, pode trazer consequencias no seu emagrecimento, pois vai sentir falta de algo na boca ao invés do cigarro. Comer quando está com fome para nutrir o corpo é um ótimo horário. Mas se realmente não consegue ficar sem, pode fazer palitos de cenoura ou pepino em formato de cigarro, para consumir. Depois vai precisar se livrar desse hábito para comer apenas quando sentir fome mesmo.

Esses homens...

Já reparou que homem adora ser independente e não procura ajuda alguma??
O emagrecimento para um homem que nunca quer ajuda nenhuma, é pior... ele acha que não precisa de nenhuma ajuda médica ou nutricional, e não quer nenhum tipo de acompanhamento... ao contrário das mulheres que colocam a família inteira junto para fazer dieta e vivem pedindo ajuda para evitar as escorregadas!!!
Eles são tão teimosos que nem para ir ao médico gostam!!! Sempre arrumam alguma desculpa para não marcar a consulta, e quando fazemos isso escondido, ele dá um jeitinho de não ir!!!
Já é difícil encarar todas as mudanças necessárias, imagine sem ajuda.
Se o seu respectivo precisa emagrecer, ajude-o sem que ele saiba... incluir um cardápio mais saudável para ele, e pedir favores, como levar o cachorro para passear, ir comprar algo no supermercado, ajeitar o chuveiro que está dando problemas, etc. o manterá queimando calorias extras. Mas lembre-se de que não dá para pedir um favor bem na hora do jogo... isso vai resultar em brigas!!!

Cãopanhia


Muitas vezes nos sentimos sozinhos e precisamos apenas desabafar, pelo simples fato de colocar para fora um problema, mas que não queremos que ninguém realmente saiba. Um pet pode ajudar muito (se não for um papagaio, claro), pois ele vai lhe dar a atenção que necessita, sem espalhar o seu segredo!!!
Isso sem contar que pode passear com ele, ajudando a queimar umas calorias a mais, e ele pode retribuir com carinho!!!
As pessoas estão cada vez mais adeptas a ter uma nova companhia, que as distraia de seus problemas. Caso não queira um pet até o fim de seus dias ao seu lado, pode sempre pegar o bichinho emprestado de algum amigo, ou mesmo, hoje em dia, tem aluguel de pets... você determina o tempo que quer ficar com o bichinho e depois pode devolver... mas não se iluda, pois as responsabilidades são iguais as de um dono de verdade!!!
Se ainda não tem uma cãopanhia, experimente emprestar um pet de alguém pelo menos por um dia!!! Ele poderá ajudá-lo a emagrecer!!!

como você se veste??

Um dia já estivemos magros... mesmo quando éramos bebes, um dia já estivemos no peso certo!!!
Com o passar do tempo vamos engordando, e se não tomar cuidado, cada vez mais... os anos passam, e os quilos só aumentam.
Se parar para reparar, quando você era magro, usava roupas mais justas, que mostravam mais o formato do corpo, e não se preocupava tanto com roupas largas... com o aumento de peso, a tendência é tentar disfarçar as gordurinhas... por isso usamos as roupas largas...
Isso também funciona como um mecanismo de defesa, para tentar enganar o seu próprio cérebro... com isso você não se sente tão culpado de comer o que bem entende.
O ano já está começando e o verão ainda está expondo mais o seu corpo, com roupas mais leves... emagrecer, mesmo que seja um pouco daquilo que gostaria já contribui com a melhora da auto-estima e ainda estimula a dar continuidade no seu emagracimento!!!
Pense em voltar a usar aquele vestido de alcinha que adorava... ou em diminuir um número de roupas do seu manequim... vista-se e sinta-se melhor com o seu peso!!!

Foto antiga

Você já pegou algumas fotografias antigas para rever como era antes??
Pois bem, na maioria das vezes, as pessoas notam como as roupas já estão ultrapassadas, os cortes de cabelo eram terríveis, e o peso que AUMENTOU DEMAIS!!!!
A tendência é ganhar peso com o passar dos anos, pois o organismo jovem é mais acelerado!!! E os anos não contribuem para a sua saúde... Todos sentem os efeitos de não ser mais tão atlético e flexível, e não conseguir fazer as mesmas coisas de antes... mas quem contribuiu para isso foi você mesmo!!!
Com o tempo adquirimos manias e hábitos que são difíceis de mudar... passamos a comer mais e fazer menos exercícios com a desculpa de que não está no pique, sem tempo, sempre na correria, etc...
Passeando em qualquer parque, pode-se ver que muitas pessoas de idade fazem seus exercícios diários, e conseguem manter o seu corpo em pleno funcionamento e saudável. A desculpa da idade é só um engano para consigo mesmo. Nunca é tarde para mudar e fazer as suas atividades!!! Então, boa retomada!!! Volte à sua antiga forma da foto de 10 anos atrás!!!

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Low Cab

O site da Revista Nova traz uma matéria muito boa sobre a dieta dos carboidratos.
Alguns tipos de carboidratos são saudáveis e ajudam no controle de açúcar no organismo, como os grãos integrais.

A badalada dieta low carb veio mesmo para ficar. Ela já foi notícia aqui na BOA FORMA, mas é importante que você saiba como colocá-la em prática. Para facilitar, adote três regrinhas básicas: reduzir os carboidratos, dar preferência a alimentos integrais e usar truques para baixar a absorção do açúcar dos alimentos. O objetivo é manter os níveis de insulina no sangue estáveis, evitando que o corpo armazene gordura. Calma, a gente vai explicar item por item.

Reduza os carboidratos

Não, você não vai precisar ficar à base de picanha e ovo frito de manhã, à tarde e à noite. Aliás, essa é uma péssima idéia até para o cérebro, que fica privado de glicose, seu combustível preferido. Para emagrecer até 3 quilos por semana, monte suas refeições com 35% a 45% de carboidratos (cerca de 1/3 do prato). É uma medida confortável. As autoridades americanas de saúde estão pensando em adotá-la na nova versão da pirâmide alimentar que, segundo estimativas, será divulgada ainda este ano. "A tradicional recomendação de 50% a 60% de carboidratos por dia é um exagero, principalmente para quem é sedentário. Essa porção é um dos motivos para o mundo estar mais gordo", afirma a endocrinologista Débora Teixeira Mainardi, do Hospital das Clínicas de São Paulo. Não esqueça que a maioria dos alimentos, incluindo verduras, legumes e frutas, contém um pouco do nutriente.

prefira os alimentos integrais

A dieta low carb dá atenção ao índice glicêmico (IG) do que você come. Se o alimento tem IG baixo ou moderado, ok, pode colocar no prato. Pão, massa e biscoito integrais, nozes e sementes oleaginosas, legumes, frutas cítricas e verduras são os principais representantes dessa lista. Por causa das fibras, são digeridos devagar e a glicose é liberada no sangue aos poucos, deixando você com energia por mais tempo e sem vontade de ficar beliscando. Entre os alimentos com IG alto estão a maioria dos processados. Pobres em fibras, são digeridos rapidinho, disparando a glicose no sangue e, como o corpo não dá conta de digerir todo esse açúcar de uma só vez, armazena o excesso na forma de gordura. Portanto, passe longe do açúcar branco, refri, folhado, mel e bolo e pão refinados.

Segure a absorção do açúcar

Quando não for possível evitar os carboidratos industrializados, combine-os com fibras. "Elas dão uma segurada na absorção do açúcar dos alimentos processados, baixando o índice glicêmico da refeição", diz a nutricionista Michaela Lessmann, da MLNutriclínica, em São Paulo. Anote alguns truques: polvilhar gergelim no arroz branco; regar a salada de cenoura com azeite; cozinhar a massa al dente; incrementar a pizza com verduras. Então, pronta para colocar essas e outras sugestões low carb em prática? Então confira o cardápio completo.

Dietas Detox

Feliz 2012!!!
Já acabaram as festas de fim de ano e toda a comilança já passou!!!
Agora todas as revistas começam a publicar as suas dietas detox... para ajudar a eliminar os ganhos das festas de fim de ano!!!
As toxinas acumuladas em excesso durante esse período deixam o corpo mais inchado, com retenção de líquidos, inflamação e ganho de peso.
As dicas são sempre muito parecidas para ajudar a eliminar as toxinas: ingerir bastante água, diminuir carboidratos e açúcares, consumir mais chás e sucos naturais, evitar o café (atrapalha o sono e debilita o organismo, deixand-o mais suscetível a acumular as toxinas), ingerir proteínas magras (peixe e frango) e verduras, legumes e frutas.
Tudo aquilo que você já está cansado de saber, mas sempre esquece de fazer... então chegou o momento de mudar os seus atos e começar a cumprir uma das promessas desse ano: emagrecer!!!
Comece desde já!!! Quando você menos esperar, já estará magra!!!

Poder sobre o medo!!!

Outro dia, nem sei bem o que estava escutando, escutei essa frase muito interessante: "poder sobre o medo!"
Temos medo de muitas coisas: perder o emprego, ser assaltado, ser rejeitado, se sentir sozinho, perder a família ou um ente querido, de que algo de errado, etc...
Todos esses medos somados, podem fazer com que você engorde... pois é onde você procura apoio e recompensas!!!
Mas se lembrar de que apesar de todos os seus medos, você pode e é ainda mais poderoso, você consegue emagrecer... isso é ter o poder sobre o medo!!!
Vale a pena colocar isso em prática!!!

Benefícios

A maioria das mulheres sofrem com a TPM, nem que seja de vez em quando.
Na semana passada, o programa Global Bem Estar, focou na ginecologia.
è claro que o assunto da TPM foi questionado, e como podemos amenizar os seus efeitos. A recomendação médica é de fazer exercícios, antes, durante e depois de menstruar.
Com os exercícios físicos passamos a sentir menos os efeitos tão indesejáveis, mesmo porque o corpo liberar a serotonina, que traz a sensação de felicidade e bem estar.
Que tal aliar a atividade física e os benefícios que ela traz, até mesmo na TPM com o seu programa alimentar adequado?
Lembre-se de que exageros também são ruins, pois tudo o que é feito em excesso tem consequências. Então aprenda a dosar a atividade física e a alimentação adequada, para usufruir de seus benefícios!!!