quarta-feira, 28 de julho de 2010

Problemas + Sentimentos = compulsões


Quando temos problemas ou nos sentimos de determinada maneira, podemos acabar descontando na comida: compulsão alimentar!!!
Mesmo em momentos felizes e comemorações, nos acabamos na comida, e acabamos com mal-estar e dores de estômago de tanto comer!!!
Muitas vezes temos consciência do que fazemos, e depois nos envergonhamos da situação, tentando esconder as embalagens, até mesmo de nós mesmos!!!
Eu comia escondido, pois sabia que algo me incomodava muito, mas não estava preparada para encarar ou tentar resolver a situação... o resultado era devorar tudo o que via pela frente, mesmo sem fome nenhuma, o mais depressa possível para ninguém ver o que eu fazia de errado... simplesmente não queria pensar no problema, e a compulsão tirava o foco do problema!!! A situação acabava ficando pior quando me olhava no espelho e via os resultados de tanta comilança desnecessária!!!
Hoje ainda estou aprendendo a lidar com isso... não descontar os problemas na comida...
Como disse a minha orientadora Roseli Masi, "os problemas e sentimentos não têm caloria!!!". Hoje tento encarar tudo de outra forma: não é adiando o problema, que vou melhorar a minha situação!!!
Se posso e tenho condições de resolver tudo no mesmo momento, vale a pena não deixar para depois e me sentir aliviada... se a situação exigir mais calma e cuidado, até mesmo uma análise para resolver sem piorar tudo, então avalio se tenho condições de pensar sobre o assunto naquele momento... se não tiver condição nenhuma, parto para uma distração que não seja a comida... quem sabe pesquisar na internet, ou ler um livro, assistir a um bom filme, etc...
Ainda estou aprendendo a lidar com tudo, pois exige treino, disciplina e determinação!!!
Sei que não conseguirei mudar do nada, mas com o tempo, tudo vai se tornando mais fácil, apesar de ainda dar umas escorregadas!!!
Vou à luta sempre!!!

terça-feira, 27 de julho de 2010

estimulantes...


Alguns alimentos podem estimular ou desetimular o seu organismo.
Se você se sente cansada ou deprimida, repare em que situação se sente assim.
Pode ser após você ingerir:
- café, refrigerante ou chá: a cafeína em excesso desse salimentos rouba o pique e ainda pode causar dependência... limite as quantidades diárias de consumo!!!
- doces: o efeito da euforia passa rápido e logo voê se sente fraco e desetimulado novamente...
- álcool: grande quantidade de álcool pode deixá-la sonolenta...

Para estimular, procure ingerir muita água ao longo de todo o dia, pois o baixo volume de água no sangue reduz a capacidade de transporte de oxigênio para as células.

dieta de Holywood...

Mais uma dieta se torna moda...
As celebridades estão aderindo à JUICE CLEANSE, uma dieta desintoxicante, em que é proibido mastigar!!! Nos EUA, você pode comprar em delivery: DETOX DELIVERY!!!
Trata-se de uma versão moderna da dieta dos líquidos... O objetivo é estimular o funcionamento do organismo, perder peso, reduzir o inchaço e ganhar disposição.
Esta dieta porpõe a desintoxicação, mas o próprio corpo já faz este papel, de eliminar do organismo as toxinas provenientes de processos industrializados!!!
Mas não se engane... nenhum emagrecimento a curto prazo é mantido a longo prazo...
Ao fazer este tipo de dieta você corre sérios riscos de não nutrir adequadamente o seu corpo... o corpo tem necessidades diárias, que precisam de variedades de energéticos (gorduras e carboidratos), reguladores (furtas, verduras e legumes) e construtores (carnes, peixes, aves, feijão, lentilha, etc.).
Cuidado com as propagandas oferecidas... elas podem oferecer milagres, mas o custo e risco de saúde são seus!!!

matemática de calorias!!!

A revista Nova do mês de julho traz algumas dicas sobre algumas pequenas mudanças que podem fazer muita diferença!!!
Ingerir menos calorias do que o corpo consome diariamente faz com que a gordura acumulada no corpo seja queimada!!!
Aqui vão as 20 dicas publicadas:

1- tamanho é documento: o tamanho do copo pode interferir na quantidade que você ingere... opte por um copo menor, mais baixo, mais estreito... acrescento também o tamanho do prato (especialemente quando você vai num restaurante por quilo, onde o prato costuma ser grande e você pode chegar a cobri-lo de comida)
2- 3 por 2: faça um omelete com duas claras e um ovo inteiro, com tomate e peito de peru
3- mais é mais: ingerir 3 opções d vegetais no jantar (quanto mais fibra e água, mais volume vão ocupar dentro do estômago, e mais saciada se sentirá)
4- seu refúgio: procure fazer o máximo de refeições que conseguir em casa (você pode evitar os petiscos e petit four fora de casa)
5- conversa mole: apoie o garfo entre uma bocada e outra... o cérebro percebe que estará satisfeita após um tempinho (já atendeu o telefone no meio de uma refeição e quando voltou, já não estava mais com fome? pois é... o cérebro libera uma substância para dizer que está satisfeito após um tempo do início da refeição)
6- na íntegra: grãos integrais geram mais sensação de saciedade e controlam o colesterol. Também liberam a glicose lentamente, impedindo que o carboidrato seja estocado como gordura no seu organismo.
7- nada por cima: abra mão de queijo ou requeijão que cobrem alguns alimentos... o famoso gratinado!!! se ainda ppersistir, coloque queijo cottage ou ricota...
8- menos açúcar: troque o copo de refrigerante por água!!! Mesmo o gás do refri ajuda a expandir o tamanho do estômago!!!
9-essa é sopa: incluir uma tigela de sopa ajuda a diminuir as calorias, pois ajuda a controlar o apetite.. mas opte pelas opções naturais, pois as industrializadas contém muito sódio (cuidado com a pressão e ajudam a inchar).
10- a medida do queijo: 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado adicionam 140calorias à sua refeição
11- branco total: faça o molho branco com leite desnatado e quijo minas no liquidificador... acrescente alecrim para dar sabor...
12- onda vegetariana: a carne vermelha é ais calórica do que a carne branca... ainda pode contar com hamburguer de soja ou de quinoa...
13- redonda e leve: substitua o recheio da pizza por coberturas verdes (rúcula, abobrinha e escarola), vai reduzir em até 100 calorias!!!
14- aposte no vermelho: prefira o molho sugo... é mais natural (desde que preparado com tomates frescos) e não tem todas as calorias de um molho com queijos e gorduras...
15- goma mágica: mastigar um chiclete sem açúcar ao invés de ter um ataque de compulsão...
16- cebola que faz rir: abuse de ervas naturais e cebola natural, pois dáo mais sabor e contém poucas calorias...
17- liga leve: substituir a velha maionese por mostarda (quase caloria zero) ou mesmo o iogurte natural com ricota...
18- chocolight: ao invés de tomar leite com achocolatado, prefira o cacau em pó sem açúcar. O cacau tem sabor mais marcante.
19- tim-tim sem culpa: se o evento inclui bebidas alcoolicas, intercale com água... cada grama de alcool tem 7 calorias!!!
20- segredo de gueixa: os moradores de Okinawa no Japão comem até se sentirem 80% satisfeitos... um hábito natural de emagrecimento chamado hara hachi bu...

Veja a matéria completa na revista ou pelo site da revista.
Diminuir as calorias só podem contribuir para o seu emgracimento, e cedendo um pouquinho, mesmo que seja só para deixar de comer uma bala, significa menos gordura a acumular!!!

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Comemorações!!!


Hoje é dia de festa!!!
A festa já começou ontem após reencontrar a minha melhor amiga Ju!!!
Rimos muito e colocamos todos os babados em dia!!!
Valeu muito a pena relembrar os velhos tempos e ainda comçar a comemorar...
Ainda vai longe toda essa comemoração!!!
Afinal estou comemorando grandes realizações como o meu emagrecimento... apesar de ainda não ter atingido a minha meta, emagrecer 27Kg é umagrande conquista!!!
Meta de peso, ai vou eu!!!

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Reconheça os pontos fracos!!!

Quando nos percebemos e observamos o que estamos fazendo de errado ou mesmo comendo em excesso, fica mais fácil para encontrar uma solução.
Se ainda não sabe o que está fazendo de errado, comece a anotar tudo o que come (inclusive as beliscadinhas fora de hora, a bala que alguém lhe ofereceu, o petit four do cafézinho, etc...).
Quando começar a identificá-los, vá reduzindo as quantidades aos poucos...



Se o problema não é a quantidade, observe e fixe os horários de suas refeições. Ter horários fixos ajudam no emagrecimento.
Não faça compras de super mercado com fome. Você pode acabar comprando coisas desnecessárias.
Diversifique a sua alimentação. Ao ingerir alimentos diferentes, você não enjoa com facilidade, e tem a quantidade de nutrientes bem diversificada dentro de seu organismo!!! Mesmo quando você ingere verduras, legumes e frutas, se não há variedade, você não dá ao corpo todos os nutrientes necessários!!!
Experimente novos sabores. Descobri que gosto de muitas coisas, mas com um tempero ou forma de cozimento diferente!!! Não exatamente como conheci da primeira vez!!!
Se puder, prepare a sua própria refeição. Organize um tempo para investir no seu gosto de forma saudável.
Sempre tome um bom café da manhã, pois o corpo fica a noite toda sem ingestão de nutrientes... acordar e nutrir o corpo pode fazer toda a diferença no seu cotidiano e no seu emagrecimento.
Comer devagar e prestar atenção ao que come. Ao perceber os sabores que passeiam pela sua língua, você come com muito mais prazer e menos quantidade. As papilas precisam de contato com o alimento para saber a composição de seus sabores (misturas de doces, salgados, azedos e amargos).
Sempre beba água!!! O corpo é composto em sua maioria por água, e precisamos eliminar as toxinas produzidas, isso além de perda de água por respiração e transpiração. Não deixe de beber no mínimo 8 copos de água por dia!!!
Não estoque guloseimas em casa. Se estiver com algum problema ou simplesmente sozinho, você pode querer comer alguma coisa!!!
Quando pensar em comer alguma besteira, pense se realmente você está com fome!!! Comer sem nutrir o corpo, em excesso só acumula mais gordura em você mesmo!!!
Não se recompense com comida!!! Ao invés de pensar em comprar uma besteira para forrar o estômago porque teve um dia difícil, muito agitado e cheio de problemas, pense em como seria muito melhor você poder entrar naquela calça que já não serve mais!!!

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Tédio X Variedade


O corpo tem necessidades diárias de nutrientes. Quando nos acostumamos a comer sempre as mesmas coisas, os nutrientes ingeridos são sempre os mesmos, mesmo que você coma algum tipo de legume uma vez por semana, você sempre o está comendo!!!
Saber incorporar novos alimentos e novas formas de servir um prato podem ajudar a diversificar o tipo de nutrientes.
Ao cozinhar novas receitas, você pode descobrir novos sabores e outras formas de cozinhar o mesmo alimento: assado, cozido, grelhado, gratinado, com novos temperos, etc..
Só poderá saber se o novo vai agradar ao seu prazer de comer se começar a experimentar novas receitas ou mesmo inventar!!!

o melhor da estação!!!

Hoje em dia, com toda a quantidade de química e agro tóxicos e vitaminas e rações, os alimentos estão disponíveis durante o ano todo.



Não precisamos mais aguardar a época de amadurecimento ou de reprodução.
Ainda assim, cada alimento consumido dentro de sua época tem muito mais sabor e nutrientes, pois foi gerado dentro de condições ideais.
Hoje quando passamos pelas bancas de feiras ou pelo super mercado, às vezes nos encantamos com o visual, com a cor e aspectos do alimento, e ao chegar em casa para degustar o que compramos, nos desiludimos...
Saber esperar para aproveitar o que a estação pode oferecer de melhor é também agradar ao seu paladar!!!
Compre fora da estação apenas o alimento que sente realmente vontade de comer, e não aquele que está apenas com um ótimo aspecto, mas que pode decepcionar!!!
Ao se decepcionar com alguma coisa que não o agradou, podemos querer comer alguma outra coisa para compensar...
Ao escolher o melhor que a estação pode oferecer, favorecemos o prazer do paladar, nutrindo bem o corpo!!!

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Privação = condenação

A privação é a perda de um bem ou de uma vantagem.
Quando deixamos de comer um determinado alimento, nos privamos e ainda ficamos com vontade, afinal, tudo que é proibido é mais gostoso!!!



Nos cobramos tanto em emagrecer, que acabamos abrindo deixando de fazer o que mais gostamos: comer com prazer!!!
Assim nos privamos de comer alguns alimentos, considerados extremamente calóricos ou prejudiciais à nossa saúde!!!
Ao deixar de comer estes alimentos por um tempo, nos privamos desse prazer, e quando voltamos a comer, caímos no abuso!!! Que desastre!!! Acabamos deixando a dieta de lado em troca de um prazer e por ficar algum tempo sem ter esse prazer, abusamos e esquecemos de todo o esforço que fizemos... ou seja, tudo o que foi feito é jogado no lixo!!! Voltamos a engordar de novo, até pensar em privar de novo!!!
Com isso entramos e saímos de dietas e regimes, e voltamos a engordar tudo de novo!!!
Se passarmos a pensar como uma pessoa magra, poderemos comer o que temos vontade, com prazer, e sem culpa!!!
Basta saber comer pouco e comer devagar, aproveitando o máximo de sabor que é ingerido!!!
Aproveite bem o seu alimento, parando para prestar atenção na aparência, na qualidade, e na pouca quantidade, sempre suficiente para saciar a sua vontade, e sem exageros!!!
Quando aprendemos a comer pouco, aprendemos a ter prazer com o pouco e ainda sentir saciado!!! Não precisa de exageros para ter prazer!!!
Claro que isso requer treino, pois não aprendemos a ter prazer com uma bolacha recheada, quando ainda comemos um pacote inteiro... vá diminuindo as quantidades aos poucos, e aprendendo a se acostumar com essa quantidade!!!
Você vai aprender que pode fazer muito com pouco, se sentir satisfeito e saciado, sem culpa!!! Tem coisa melhor do que comer com prazer e ainda se sentir bem, leve e saudável??

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Anotações...


Uma ótima dica para ajudar a perceber o que você tem comido a mais é fazer anotações...
Ao começar a anotar tudo o que você ingere, você pode perceber e analisar tudo o que anda fazendo em excesso... o que pode ser reduzido, e o que não precisaria comer, mas acaba comendo!!!
Fica mais fácil perceber até quando se come uma degustação durante as compras de supermercado, a bolachinha que acompanha o café, a bala que alguém ofereceu e você acabou aceitando, experimentar enquanto cozinha, o couvert do restaurante antes do prato principal, etc...
São pequenas bocadas, que muitas vezes parecem inocentes, mas que poderiam ser deixadas de lado em troca do emagrecimento!!!
Emagrecer pode ser fácil e prazeroso, mas exige disciplina... o magro não fica sem comer o que gosta, mas come quando está com fome, e não quando tem vontade, e em pequenas porções que saciam a sua fome, nunca excedendo!!!
O magro até mesmo deixa de comer uma sobremesa, simplesmente porque se satisfez com a comida!!! Sente que se comer, vai se sentir empanturrado e causar mal-estar à sua saúde!!!
Não precisa deixar de comer, mas saber comer, respeitando a própria saúde!!!

Inverno!!!


O inverno chegou, e mais uma vez podemos ir nos preparando para ficar mais magras no verão, quando o corpo fica mais exposto e menos coberto!!!
Hoje as temperaturas estão bem baixas, e ainda chove, o que dá uma sensação de mais frio ainda!!!
Nada melhor do que tentar se aquecer, não é verdade?
Mas se aqueça apenas se agasalhando, e não com comidas e bebidas calóricas...
Aproveite que o corpo utiliza mais calorias para aquecer o corpo, e por isso contribui para o emagrecimento!!! Não desperdice o seu gasto de calorias com o frio, aquecendo com chocolate quente, capuccino, quentão, vinho quente, etc...
Afinal, todos queremos ficar bem no verão e nas festividades de fim de ano, não é verdade??

a ficha caiu: culpa!!!


Descontar os problemas na comida é algo muito mais fácil de se fazer do que enfrentar os próprios problemas!!!
Ontem fui à palestra da Roseli Masi na Meta Real... durante a palestra, ela mostrou um slide:
sentimento de frustração -> gera ansiedade -> comer -> culpa

Logo em seguida o meu cérebro completou:
sentimento de frustração -> gera ansiedade -> comer -> culpa -> forma de esconder o que gerou a frustração!!!

A ficha caiu como uma bomba em cima de mim!!!
Pude perceber que isso era um mecanismo de defesa para não ter que encarar o problema naquele momento, pois eu comia, e acabava me sentindo culpada... isso tudo acabava camuflando o real problema que eu não queria lidar no momento!!! Era um mecanismo de defesa!!! Eu simplesmente não queria pensar no problema naquele momento!!!

Fiquei ainda um tempinho abalada, e assustada com a descoberta...
Até no caminho de volta para casa, fui dirigindo, e só percebi que estava muito abaixo da velocidade da via, e sem trânsito, quando um carro passou ao lado acelerando!!!
Agora já estou mais calma e tranquila para saber que devo mudar a solução do problema... se não estou com cabeça para resolver naquele momento posso fazer alguma atividade que distraia o meu raciocínio, sem ser comer!!!
Da próxima vez, vou pensar em ler, escrever no blog, caminhar, dançar, ver televisão, sair ou mesmo tentar resolver o problema ao invés de fugir!!!

Nunca pensei que ao cair uma ficha, eu pudesse ficar tão assutada com a descoberta!!!
Agora estou aprendendo a lidar com isso, pois vou fazer o possível para que isso não aconteça mais!!!

terça-feira, 13 de julho de 2010

pressa!!!

Nos dias de hoje, nos encontramos cada vez mais atrasados e na correria do cotidiano...
Sempre temos um compromisso inadiável, ou acontece algum imprevisto ou mesmo o trânsito... são muitas situações que acabam nos impedindo de parar para sentar à mesa e relaxar um pouco!!!
Percebi que às vezes estou com tantos compromissos e responsabilidades, e tão acelerada, que acabo esquecendo de respirar ou parar...
Com isso, acabo comendo depressa, mastigando mal e não percebendo o sabor dos alimentos...



Hoje, já aprendi que parar para respirar fundo, comer sentado à mesa e relaxar, só contribui para o prazer de comer...
Não preciso abrir mão de ter prazer com o que como, desde que eu perceba o que estou degustando...
Comemos em excesso porque gostamos e temos prazer em comer... mas não precisamos fazer as coisas com pressa, pois acabamos comendo muito mais do que o corpo necessita, e acabamos nos abusos!!!
Comer devagar, sem pressa, ter um tempo para si próprio ao longo do dia, e ainda ter prazer com o que come sem exageros me faz sentir muito bem, pois não deixo de comer o que gosto, mas como com vontade, prestando atenção e devagar, sem precisar ingerir mais porque nem senti direito o gosto!!!
Quando perceber que está em ritmo acelerado, pense na sua saúde e relaxe, pelo menos durante as refeições... aproveite o momento que pode comer (quando tem fome), sabendo comer em quantidades certas, sem exageros e sem culpa!!!

Paixão!!!


O Festival do Japão começa esta semana!!!
A partir do dia 16/07!!!
Uma de minhas paixões veio dessa cultura oriental: o taiko!!!
Foi aqui que tive uma ajuda no emagrecimento!!!
Estarei tocando no Festival do Japão, dia 17/07, às 14:15hs, na tenda cultural!!!
Vale a pena conhecer um pouco mais dessa cultura tão rica, e curtir as apresentações, artesanatos e comidas típicas!!!
Aguardo vocês por lá!!! Boa diversão!!!

terça-feira, 6 de julho de 2010

Armazenamento...


Saber guardar os alimentos de forma correta é imprescindível para não prejudicar a saúde.
Quando estamos com problemas com a alimentação comemos sem seletividade, como bolachas murchas, amendoim passado, queijo embolorado (só raspado o lado que embolorou), etc...
Perdemos a seletividade e com isso podemos prejudicar a nossa própria saúde.
O bolor cria "raízes" dentro do alimento. Por tanto, da próxima vez que pensar em raspar o bolor da comida, pense antes de mais nada que você não é uma lixeira.
Se o alimento já estragou ou está passado,simplesmente jogue no lixo!!!
Saiba guardar os alimentos em embalagens ou potes bem-fechados, sempre respeitando os prazos do produto. Alguns pedem para não ficarem expostos à luz e/ou sol, pois podem proliferar alguns fungos, ou oxidar as gorduras boas (como grãos) contidas no alimento!!!
O magro primeiro olha e avalia se vale a pena comer... se ele ainda tiver dúvida, ele apenas dá uma pequena mordida apenas para se certificar de que o alimento está bom para o consumo... só depois ele decide se joga fora ou se ele pode comer sem trazer danos à sua saúde!!!
Quando eu era gordinha, eu simplesmente comia bolacha murcha pelo simples fato de que era o que tinha para atacar naquele momento... não valia a pena e ainda me sentia péssima com tudo isso!!!
Hoje mudei os meus hábitos e priorizo a minha saúde!!!

Dieta da Zona Metabólica

A revista Nova do mês de julho de 2010 fala sobre uma nova dieta: a Dieta Metabólica ou do Equilíbrio Hormonal.
Ela se baseia na estabilização de hormônios e da insulina.
Segundo o endocrinologista Filippo Pedrinola: "em excesso, a insulina dá mais fome, faz o corpo reter gordura e queimar menos calorias".
Essa dieta se baseia em proporções de ingestão de nutrientes que fazem com que os carboidratos demorem mais para virar açúcar, e evita o estoque em gordura no corpo.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Doente!!!

Esta semana fiquei doente... cólicas mensais e ainda gripada!!!
Ufa!!! Ninguém merece!!!

Mas pude perceber que os incomodos foram tão grandes que nem consegui almoçar direito no fim de semana... quando era gorda e tinha cabeção, a primeira coisa que eu fazia era comer muito mais para ficar forte e sarar logo... que absurdo!!! Só engordava!!!