quarta-feira, 30 de junho de 2010
Pretenciosa!!!
Fiz dietas e regimes mais variados, desde privações, dieta dos pontos, simpatias, etc...
Emagreci e engordei várias vezes, ficando no efeito sanfona desde a adolescência até pouco tempo atrás...
Cheguei num ponto do emagrecimento que não consigo ir muito além, e quase me mantenho neste peso, com variações de até mais ou menos 1kg.
Percebi que algumas coisas que aprendi ainda estão erradas... a minha pretensão estava grande demais, e eu acreditava que por ter passado por vários regimes, que eu sabia tudo!!!
Então tivemos uma reunião da Meta Real para discutir o disco alimentar. Foi quando percebi que ainda não sabia tudo, e que até aprendi novas coisas sobre os alimentos!!!
Isso foi muito bom para poder avaliar o que eu estava fazendo de errado, ainda acreditando que sabia do que se tratava... estava sendo pretenciosa!!!
Hoje pesquiso e vou atrás de novas informações, que contribuam para o meu emagrecimento, e que possam ajudar vocês também!!!
quinta-feira, 24 de junho de 2010
seletividade!!!
Quando nos encontramos na obesidade, não temos seletividade.
Simplesmente comemos biscoito murcho, amendoim ransozo, pudim velho, etc...
Não respeitamos a saúde do corpo ao ingerir alimentos que não estão bons para o consumo!!!
Este fim de semana, pude observar uma família de magros seletivos de perto.
Fomos a um restaurante, e pedimos o prato: um peixe. Por causa da copa e do baixo movimento esperado no domingo, o restaurante não deve ter feito a compra habitual e nos serviu um peixe passado.
Ele não estava estragado, mas também não estava fresco. Simplesmente deixamos o prato todo de lado e optamos por não passar mal depois da refeição.
Ao longo do emagrecimento, pude perceber que fiz muitas coisas que não contribuíam para a minha saúde. Comia sem selecionar o que seria agradável para o corpo! Aprendi que o respeito à sua própria saúde faz muito bem para si próprio!!!
Hoje, já não consigo mais comer um bolo de aniversário entupido de chantilly!!! Ou mesmo aquele chocolate com gordura hidrogenada, que gruda no céu da boca e parece que você está comendo cera!!! Hoje eu respeito a minha saúde, e acredito que vale muito mais a pena comer algo de qualidade, mas comer sem exageros e sem privações, do que comer qualquer coisa que apareça pela frente, e depois se sentir culpado, mais gordo, e passando mal!!!
Aprendi mais uma com um grupo de magros... quando você sabe que o alimento poderá prejudicar o seu organismo, não consuma!!! Respeite o seu corpo e o seu bem-estar!!!
peso alcançável X peso sustentável
Temos sempre dúvidas com relação ao peso ideal.
Há diferenças entre o peso que conseguimos alcançar (menor peso possível, aquele que você chega com esforços) e peso sustentável (aquele que você consegue se manter ao longo da vida, sem esforços ou abusos).
Só consegui avaliar o peso que quero chegar quando cheguei próxima de um peso razoável, pois quando entramos na obesidade, perdemos o referencial.
O meu peso ideal e sonhado é chegar aos 56Kg, mas hoje eu sei que meu corpo ficaria magro demais, e que talvez nem conseguisse chegar a esse peso naturalmente.
Estou com a minha meta de peso satisfatória de 58kg. Ainda pretendo chegar neste peso, o que não está muito longe, mas que ainda tenho algumas dificuldades, e pretendo me manter neste peso.
Para saber o que é ideal e comparar com o que é sustentável, avalie se consegue emagrecer mantendo o seu método de emagrecimento, ou se pode acrescentar exercícios físicos diários para perda de calorias extras.
Elogios!!!
Após alguns quilos a menos, as pessoas começam a perceber e a elogiar, mesmo que ainda não esteja satisfeito com o seu peso.
Isso acontece porque somos exigentes, e queremos sempre ir além... Nunca estamos satisfeitos por completo...
Mesmo o magro que se olha no espelho e que fala que tem pneuzinho na barriga, e você procura, mas não acha... pois é, sempre fomos exigentes!!!
Aceitar os elogios faz parte de elevar a sua autoconfiança... mesmo que seja só a roupa, não fale que comprou em liquidação, simplesmente aceite o elogio e agradeça. Afinal você merece!!!
Ao invés de continuar focado no que ainda quer conquistar, perceba o seu sucesso e suas conquistas, e olhe no espelho e veja: "nossa já emagreci ...Kg!" ou invés de pensar: "que horror! ainda tenho muito para emagrecer!".
Compare o seu resultado de hoje com o início de seu emagrecimento, e sinta-se melhor ao invés de exigir, se sentir pior e ainda acabar comendo alguma guloseima para se consolar!!!
Façao seu melhor agora, mesmo que ainda não seja o perfeito... "Antes o imperfeito feito, do que o perfeito não feito!"
não espere emagrecer para...
Muitas pessoas esperam o sucesso do emagrecimento para começar a fazer algo que tanto desejam...
Eu comecei a fazer a dança de salão e o taiko ainda no processo de emagrecimento, o que foi muito recompensador!!!
Não dá para esperar ter a condição ideal para fazer o que deseja de verdade.
Se eu tivesse esperado emagrecer para começar o taiko, hoje ainda estaria iniciando a atividade, ao invés de estar me preparando para fazer apresentações juntamente com o grupo.
Assim como a dança, eu ainda estaria aprendendo a dar os primeiros passos e não saberia ser conduzida e nem saberia todos os passos que aprendi.
A vida vai passar independetemente da sua escolha de fazer agora ou de adiar.
O quanto antes começar o que deseja, mais fácil será quando estiver magro.
O preconceito muitas vezes existe apenas na nossa mente...
Como quando ainda era obesa, e morria de vergonha de colocar um biquini para ir à praia... só depois percebi que as pessoas poderiam até olhar ou pensar "nossa que gorda!", mas seria apenas por um minuto, e depois voltariam a conversar sobre outros assuntos, fazer a caminhada, brincar com o filho, etc... O preconceito existia muito mais em mim do que nas pessoas, e quando aceitei que eu estou emagrecendo, percebi que isso seria apenas um problema temporário!!!
platô...
Já passei por muitos platôs durante o meu método tático de reabilitação alimentar para o emagrecimento definitivo.
No início do emagrecimento, estava bem motivada, e a perda considerável era um fato a cada semana que se passava.
Após 6 meses encontrei o meu primeiro platô... no começo fiquei desestimulada, e chateada, pois estava seguindo o método e não conseguia continuar a emagrecer.
Depois que prestei atenção que após eliminar mais de 10kg, o corpo não elimina mais tanto peso como no início... a proporção de gordura do corpo diminuiu, e as grandes quantidades de quilos que consegui eliminar até então estava, proporcionais à quantidade de gordura acumulada no corpo.
Procurei continuar o emagrecimento, sem cometer deslizes, e após alguns meses, o corpo voltou a emagrecer novamente, claro que proporcional à massa de gordura que ainda tenho...
Quando se deparar com um platô durante o seu emagrecimento, continue estimulado, pois é uma reação normal do corpo, que ainda está se adaptando à perda de peso. O corpo começa a se acostumar com o emagrecimento, e se molda para a novidade... ser magro!!!
Continue fazendo o seu método de emagrecimento, sem cometer deslizes, e não se preocupe, pois o corpo vai voltar a emagrecer até que você consiga chegar no seu peso ideal.
Caso prefira dar uma acelerada no emagrecimento para sair do platô, insira atividades físicas diárias, mas JAMAIS desista de continuar emagrecendo.
Não se esqueça de que o corpo é composto em grande parte por água, e que podemos ter alguma retenção hídrica, mas que o corpo irá voltar ao normal em uma ou duas semanas.
Você deve esperar ganhos ocasionais de peso ou platôs, mesmo que esteja fazendo tudo conforme o que planejou para o seu emagrecimento.
Não desanime!!!
quarta-feira, 23 de junho de 2010
vida social!!!
Quando comecei o processo do emagrecimento, fiquei com medo de ir a aniversários, casamentos, churrascos, jantares com os amigos, etc... enfim, tudo o que estava relacionado com vida social!!!
A minha orientadora Roseli Masi da Meta Real, me atentou sobre o fato de que sempre teremos vida social, e que o nosso comportamento em relação a isso é deve mudar...
Realmente, temos sempre as férias, as festas de fim de ano, a páscoa, o dia das mães, dos pais, dos namorados, festas juninas, de aniversários, casamentos, happy hour, etc...
Não tenho como fugir o ano inteiro dos eventos porque comecei a emagrecer...
Resolvi mudar o olhar frente aos eventos: na verdade os eventos socais são apenas o encontro de pessoas para comemorar ou se encontrarem. Vamos aos eventos para conviver socialmente, e não para comer e beber!!!
Claro que às vezes saímos da rotina e do que foi planejado, mas ao mudar o foco da comida para a socialização, percebi que a preocupação mudou: a roupa, a maquilagem, o sapato, reencontrar uma pessoa querida, etc... não era mais se o garçom iria chegar com a bandeja de comida até mim...
Claro que não deixei de comer, e percebi que posso comer nestas ocasiões, sem empanturrar e passar mal, podendo aproveitar até para dançar e participar de brincadeiras que possam ter nos eventos... Passei a aproveitar o bem-estar e o lazer, sem abrir mão de comer, mas de forma moderada!!!
sentimentos...
Por vários momentos em minha vida, deixei que um sentimento me dominasse e que a comida seria uma válvula de escape!!!
Foi a pior coisa que fiz, pois só contribui para a minha obesidade!!!
Começa aos poucos e bem devagar... um dia tive um problema que não conseguiria resolver tão facilmente, e vi o chocolate como um amigo...
No mês após, fiquei com raiva da chefe, e comi o pacote de bolacha recheada!!!
Na semana seguinte, me senti sozinha e vi o sorvete e a televisão como carinho!!!
No dia seguinte, apareceu um novo problema, e mais uma vez o doce foi a minha recompensa!!!
Assim começou a se instalar a obesidade e os maus hábitos na minha vida...
Sempre que aparecesse um problema novo ou que eu me sentisse sozinha, com raiva, ansiosa, ou qualquer outro sentimento, a comida estava ali ao lado para oferecer um conforto momentâneo...
Logo em seguida, vinha o sentimento de culpa...
Hoje, estou aprendendo que os problemas e os sentimentos não têm calorias!!!
Novos problemas e sentimentos vão aparecer na minha vida, e se eu não começar a desaprender o hábito errôneo, vou continuar excedendo no meu peso!!!
Seguem algumas dicas de Judith Beck:
- acalme-se!!! Faz parte de nossa natureza sentir quando estamos com problemas.
- tente identificar o que está sentindo (raiva, angústia, decepção, solidão, ansiedade, etc.)
- fique firme!!! A comida não vai resolver o seu problema, mas pode piorá-lo com culpa e excesso de peso...
- não se permita escolher!!! Quando você acredita que pode escolher comer, você acaba comendo por impulso... a sua única escolha deve ser a do emagrecimento!!!
- caso o impulso seja mais forte, antes de ceder à comilança, imagine o estrago que isso pode causar, ao invés de resolver os seus problemas...
- distraia-se!!!
- relaxe!!!
Quando resistimos à comilança, melhor aprendemos a dominar os impulsos e como controlá-los!!!
Fortaleça o músculo da resistência e enfraqueça o músculo da desistência de emagrecer!!!
Não é justo!!!
Alguma vez você já se sentiu injustiçado por algum alimento disponível? Algum amigo levou um bolo de aniversário e você viu todo mundo comer e você achou que era injusto? Você saiu com os amigos e pediu algo nutritivo e saudável, e deixou de beber, e ainda assim se sentiu injustiçado?
Na verdade você fez uma escolha: pode se tornar uma pessoa saudável e contribuir para o seu emagrecimento ou comer aquilo que achou que deveria comer, mas que só deu um prazer momentâneo e trouxe culpa e peso extra!!!
Uma pessoa magra não se sente injustiçada em nenhuma ocasião, pois ela sabe que sua saúde e bem-estar valem mais a pena do que comer algo que trará incomôdos e culpa depois!!!
Segundo Judith Beck: "Fazer dieta pode não ser justo, mas eu tenho duas escolhas: eu posso ficar com pena de mim, para de seguir o meu planejamento, não atingir minha meta e continuar a me sentir infeliz comigo mesmo. Ou então eu posso praticar a empatia comigo mesmo, mas ir em frente e fazer o que sei que preciso. Todo mundo experimenta algum tipo de injustiça na vida. Essa é uma das minhas. Além disso, a grande injustiça comigo seria deixar que essas desculpas me impedissem de atingir a meta que eu quero tanto alcançar."
Na verdade você fez uma escolha: pode se tornar uma pessoa saudável e contribuir para o seu emagrecimento ou comer aquilo que achou que deveria comer, mas que só deu um prazer momentâneo e trouxe culpa e peso extra!!!
Uma pessoa magra não se sente injustiçada em nenhuma ocasião, pois ela sabe que sua saúde e bem-estar valem mais a pena do que comer algo que trará incomôdos e culpa depois!!!
Segundo Judith Beck: "Fazer dieta pode não ser justo, mas eu tenho duas escolhas: eu posso ficar com pena de mim, para de seguir o meu planejamento, não atingir minha meta e continuar a me sentir infeliz comigo mesmo. Ou então eu posso praticar a empatia comigo mesmo, mas ir em frente e fazer o que sei que preciso. Todo mundo experimenta algum tipo de injustiça na vida. Essa é uma das minhas. Além disso, a grande injustiça comigo seria deixar que essas desculpas me impedissem de atingir a meta que eu quero tanto alcançar."
terça-feira, 22 de junho de 2010
sentir fome X passar fome
Sentir fome é diferente de passar fome!!!
Da próxima vez que ficar com medo de sentir fome, lembre-se de que mesmo que demore um pouco a mais para se alimentar, é só o corpo avisando de que precisa de mais nutrientes, mas que não é absurdamente insuportável.
Passar fome é quando alguém não tem o que comer, e fica vários dias sem se alimentar.
A nossa cultura nos ensinou que sentir fome pode ser algo ruim, mas na verdade podemos nos alimentar sempre que o corpo necessitar, e não por medo de ficar sem comer conforme havia programado.
Sentir fome é só um pequeno desconforto, mas que após um pouco de tempo, nem notamos mais os sinais, como o estômago roncando.
Sentir fome algumas vezes não é um absurdo, pois é diferente de passar fome!
Apenas saiba lidar com os problemas e motive-se, afinal ficar e ser uma pessoa magra é muito mais recompensador do que a guloseima!!!
Da próxima vez que ficar com medo de sentir fome, lembre-se de que mesmo que demore um pouco a mais para se alimentar, é só o corpo avisando de que precisa de mais nutrientes, mas que não é absurdamente insuportável.
Passar fome é quando alguém não tem o que comer, e fica vários dias sem se alimentar.
A nossa cultura nos ensinou que sentir fome pode ser algo ruim, mas na verdade podemos nos alimentar sempre que o corpo necessitar, e não por medo de ficar sem comer conforme havia programado.
Sentir fome é só um pequeno desconforto, mas que após um pouco de tempo, nem notamos mais os sinais, como o estômago roncando.
Sentir fome algumas vezes não é um absurdo, pois é diferente de passar fome!
Apenas saiba lidar com os problemas e motive-se, afinal ficar e ser uma pessoa magra é muito mais recompensador do que a guloseima!!!
Saiba dizer NÃO!!!
Ao longo da vida, nos ensinaram que dizer não às vezes pode ser deselegante e mal visto.
Especialmente quando alguém fez algo só para você comer, pois sabe que você adora "aquele" alimento!!!
Lembre-se de que o alimento é apenas para nutrir o corpo (fornecer os nutrientes essenciais para a sua sobrevivência), e tudo o que for excesso é acumulado em forma de gordura, bem distribuído por todo o corpo!!!
A pessoa magra abre mão de tudo em favor de sua saúde e bem-estar, pois ela sabe dizer não educadamente. Você pode dizer que naquele momento está satisfeito, ou que vai comer mais tarde, quando surgir a fome de verdade, sem magoar a pessoa que fez com tanto carinho!!!
Dizer NÃO significa que você respeita a sua saúde, e que nem sempre esta palavra é tão negativa assim, basta ser educado!!!
A pessoa pode até ficar chateada naquele momento, mas vale muito mais a pena a recompensa de se tornar uma pessoa magra!!! Compare os danos psicológicos de deixar com que a pessoa fique chateada por um breve momento, mas que logo depois passa e o da culpa e ganhar peso!!!
indisciplina X planejamento
Os hábitos alimentares errados são resultados de indisciplina.
Procure se programar e planejar as refeições para que possa evitar os maus hábitos.
Ao planejar os horários e o que pretende comer, você pode eliminar os lanchinhos, guloseimas e calorias a mais no seu dia-a-dia.
Ao entrar num restaurante por quilo, olhe todo o buffet antes de se servir, pois quando você presta atenção às escolhas que pode fazer, evita colocar mais comida do que deveria no seu prato.
Claro que nem sempre temos tempo disponível para planejar tudo o que vamos comer ao longo do dia, mas você pode ao menos escolher o que levar à sua própria boca.
Se você tem escolhas, escolha a sua saúde e bem-estar!!!
quinta-feira, 17 de junho de 2010
definição de compulsão!!!
As compulsões são hábitos aprendidos e seguidos por alguma gratificação emocional, normalmente um alívio de algum sentimento ou consequências. Por ser repetitivo ao longo do tempo,acabam acontecendo quase que automaticamente.
Segundo Judith Beck: "Compulsão é uma forma extrema de comer exageradamente. Quando as pessoas são compulsivas, elas sentem um impulso desesperado para continuar comendo. Elas bloqueiam a voz da razão e se sentem fora do controle, algumas vezes como se estivessem quase em transe. Elas comem uma quantidade extremamente grande de alimento - quase sempre rapidamente - e ficam desconfortavelmente satisfeitas."
Quando compreendemos o que se acontece com a mente, quais as suas causas e efeitos, podemos trabalhar a informação a favor, para controlar aquilo que estamos fazendo erroneamente... com a informação e o conhecimento a sua responsabilidade pelos seus atos aumenta!!!
Se comer escondido de outras pessoas ou de você mesmo fosse algo bom, você não precisaria esconder... pare de se enganar e contribua para o seu emagrecimento!!!
segunda-feira, 14 de junho de 2010
lista de desconfortos!!!
Quando estava acima do peso, tudo o que sentia era horrível...
- sentir-se mal consigo mesmo
- não gostar do que vê no espelho
- assar entre as pernas por causa da gordura em excesso
- ir até uma loja que não tem numeração que sirva
- deixar de ir a algum evento ou lugar por vergonha de se sentir gorda
- deixar de ir a algum evento ou lugar porque nada cabe
- comer em excesso e ainda ser apontado: "não é à toa que está gorda!!!"
- ser referência (ao lado ou atrás da gordinha)
- perder alguma peça de roupa porque o atrito entre as pernas era tão grande que rasgou
- estourar o ziper ou um botão de roupa porque não serve mais
- sentir vergonha de seus exageros
- sentir culpa
- piorar as situações por causa da gordura
- sentir-se cansada ao subir ladeiras ou escadas
- carregar o excesso de peso 24 horas por dia
- ser deixada de lado em atividades físicas
- servir de lixeira: acaba com este resto de comida para limpar a geladeira!!!
- ter que mostrar muito mais outras qualidades para se destacar frente à gordura
- ser rotulado pela aparência: baleia, bola, elefante, etc...
- no ónibus algumas pessoas não se sentam ao lado de gordos por causa do espaço
- ser discriminado pelo seu tamanho e aparência
- deixar de ser contratado só pela gordura
- ser apenas um rostinho bonito, com corpo enorme: você tem o rosto tão bonito!!!
- sentir-se mal com a reação de outras pessoas: nossa como você está gorda!!!
- não conseguir sentar-se confortavelmente em lugares públicos: cinema, teatro, onibus, etc...
terça-feira, 8 de junho de 2010
vantagens de emagrecer
Estou fazendo uma lista de vantagens de emagrecer:
- levantar a auto-estima
- sentir orgulho do que vejo no espelho
- ter mais saúde e mais disposição para fazer exercícios físicos
- entrar numa roupa sem precisar perguntar até que numeração a loja vende
- saber comer com saúde, sem precisar exagerar ou privar
- sentar num banco de onibus sem ser olhada como uma gorda que ocupa quase todo o banco
- conseguir fazer a unha do pé
- conseguir fazer alongamentos sem a barriga atrapalhar
- ter calças que não gastam mais entre as pernas por causa de tanta gordura nas coxas
- não assar entre as pernas quando colocar uma saia ou um vestido
- subir uma ladeira sem ficar cansada e ofegante
- dançar sem parar a noite toda e sem sentir dor nos pés
- ser referência de emagrecimento e estimular mais pessoas a conseguirem emagrecer também
- fazer novos amigos por causa do emagrecimento
- abrir novos caminhos (quando eu era gorda, nem pensava em fazer apresentações ou sair para alguns lugares por vergonha de ser gorda)
Estes são os que lembro agora...
E você?? Quais as vantagens de ser uma pessoa magra??
- levantar a auto-estima
- sentir orgulho do que vejo no espelho
- ter mais saúde e mais disposição para fazer exercícios físicos
- entrar numa roupa sem precisar perguntar até que numeração a loja vende
- saber comer com saúde, sem precisar exagerar ou privar
- sentar num banco de onibus sem ser olhada como uma gorda que ocupa quase todo o banco
- conseguir fazer a unha do pé
- conseguir fazer alongamentos sem a barriga atrapalhar
- ter calças que não gastam mais entre as pernas por causa de tanta gordura nas coxas
- não assar entre as pernas quando colocar uma saia ou um vestido
- subir uma ladeira sem ficar cansada e ofegante
- dançar sem parar a noite toda e sem sentir dor nos pés
- ser referência de emagrecimento e estimular mais pessoas a conseguirem emagrecer também
- fazer novos amigos por causa do emagrecimento
- abrir novos caminhos (quando eu era gorda, nem pensava em fazer apresentações ou sair para alguns lugares por vergonha de ser gorda)
Estes são os que lembro agora...
E você?? Quais as vantagens de ser uma pessoa magra??
quarta-feira, 2 de junho de 2010
retomada!!!
Algumas fases de nossas vidas acabam sendo um pouco mais complicadas, e retomar aquilo em que o seu sucesso foi interrompido pode ser um pouco mais complicado.
Por causa de uma série de fatores, acabei saindo das minhas metas.
Hoje estou retomando o meu emagrecimento aos poucos, e está sendo um pouco complicado, pois os maus hábitos de gordinha, que estiveram instalados por anos no meu CABEÇÃO, e estavam sendo remodelados, voltaram ao passado... compulsões, culpa, excessos, comer errado, distraidamente, etc... quantas formas inadequadas voltaram à tona... Estou começando a retomar, e sei que sou capaz hoje e sempre apesar das dificuldades, pois SOU UMA POSSIBILIDADE A CAMINHO DA REALIDADE!!!
Já tive sucesso um dia, e voltarei com toda a força que puder...
terça-feira, 1 de junho de 2010
somebody help me!!!
Ao pensar em emagrecer, sempre temos medo de nossas falhas anteriores, e pensamos em quantas vezes já tentamos fazer dietas, regimes, simpatias, etc... qualquer coisa para conseguir emagrecer e falhamos...
Ao pedir ajuda a alguém, você consegue compartilhar o que incomoda e quando poderá evitar falhas... ao ter que contar sobre o que comeu, você sabe que terá que dividir sobre os seus deslizes, e isso acaba fazendo com que você evite cometer os deslizes.
Mas essa pessoa tem que ser próxima e de confiança. Caso não tenha em quem confiar, pode procurar um grupo de apoio. A minha solução foi a Meta Real, pois a minha família é muito crítica, e só iria prejudicar o meu emagrecimento.
Conte sempre com o apoio dessa pessoa ou do grupo, e não sinta vergonha de alguns deslizes, pois ela servirá justamente para ajudá-lo a emagrecer.
comer devagar...
Segundo a autora Judith Beck, comer devagar só favorece o emagrecimento!!!
Normalmente quem come rápido e distraidamente não percebe a quantidade e nem sente o que come.
Ao comer devagar, você dá tempo do cérebro registar as quantidades e o que foi ingerido até se sentir satisfeito, podendo saborear e desfrutar do prazer de comer pequenas porções quando estiver com fome.
Após 20 minutos que se inicia a refeição, o estômago fica cheio de comida, e o cérebro envia a mensagem de estar satisfeito, quando se deve parar de comer.
Para desacelerar, marque no relógio o tempo de sua refeição, não coma estressado, sente-se à mesa, sem distrações (como televisão), tome pequenos goles de água, descanse os talheres entre as garfadas, diminuir o tamanho da louça (colocando um prato menor, se coloca menor quantidade de comida) e principalmente, começar a prestar atenção nos sinais do organismo (identificar sede, fome, sono, cansaço, saciedade).
Assinar:
Postagens (Atom)