quarta-feira, 15 de setembro de 2010

gordura afeta a memória

Li uma matéria muito interessante que a Orientadora Lidia Carvalho postou no seu blog "Verde Crescendo Emagrecendo".

Li uma matéria na revista Saúde que achei interessante: o excesso de peso compromete a habilidade de guardar as lembranças.
Novas pesquisas revelam que emagrecer ou manter o peso, não proporciona apenas o bem-estar físico.
Também colabora com o bom funcionamento da memória.
1-A sobrecarga no depósito de gordura está intimamente ligada à liberação de substâncias inflamatórias na circulação.
Elas, por sua vez, prejudicam o cérebro, atrapalhando a comunicação entre os neurônios e favorecendo falhas de memória e até quadros de demência.
2-O excesso de peso também costuma estar por trás da resistência à insulina. Esse distúrbio altera a oferta de açúcar às células e interfere na memorização, já que, sem glicose, os neurônios ficam desprovimos de energia.
3-O tecido adiposo produz ainda muita leptina,hormônio que cai na corrente sanguínea. Mas os receptores dessa substância localizdos no hipocampo, área do cérebro vital ao processo de memorização, têm dificuldade de captá-la, e isso estorva a capacidade de reter lembranças.
4-Gordura além da conta, principalmente aquela acumulada no abdômen,estimula a aterosclerose, o entupimento dos vasos. Dessa forma, o fluxo de sangue,oxigênio e nutrientes até o cérebro fica reduzido e a memória acaba prejudicada.


A matéria é muito importante para que possamos reavaliar o emagrecimento, e o quão importante é ser uma pessoa saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário