segunda-feira, 18 de abril de 2011

Acusados..


Existem algumas pessoas com as quais precisamos aprender a lidar, pois elas mexem muito com os nossos sentimentos, e cobram muito de você.
Muitas vezes escutei que os meus quilos a mais eram falta de força de vontade, que eu era uma pessoa relaxada comigo mesma, e até outras coisas parecidas.
Sempre ficava com raiva, e acabava querendo mostrar que eu faço o que quero, quando quero, e da forma que quero... nisso, acabava descontando na comida, pois queria provar para essa pessoa que eu posso comer o que eu quero, e quando eu quero... acabava é me prejudicando!!! Acabava me sentindo incompetente e uma pessoa sem sucesso ou cuidados comigo mesma!!!
Não é fácil escutar coisas que mexem com os seus sentimentos e que podem até não ser verdade, pois aquela pessoa quer atingir você, ou até mesmo tentar ajudar, mas acaba prejudicando tudo, e só piora a situação.
Aprendi que dar ouvidos a esse tipo de comentário só me prejudicava, pois acabava comendo fora de hora e acumulando as gordurinhas dentro de mim mesma...
Tentei falar para a pessoa que isso era prejudicial, mas ela continuou insistindo nas mesmas coisas... para conseguir lidar com tudo isso, aprendi que essa pessoa nunca teve problemas de peso, e nem sabia sobre o que falava, pois nunca passou por essa situação... a melhor coisa foi deixar de dar ouvidos para esses comentários!!!
Só quem passou pela obesidade sabe que realmente não é falta de vontade e nem desleixo, mas acabamos descontando problemas e sentimentos na comida, isso além de adorar comer!!!
Se você passa por esse tipo de situação, a melhor coisa a se fazer é deixar o que a pessoa falou de lado, pois somente você sabe quantas dietas, simpatias, consultas a especialistas e ingerir remédios já tentou... lembre-se de que toda essa experiência só prova que você tentou e continua tentando resolver o seu problema...
Então pare de escutar bobagens a seu respeito e se dê o respeito!!!
Se mesmo conversando com a pessoa sobre ela não ajudá-lo, procure uma outra solução e saia de perto quando ela comer a falar bobagens!!!
Mas lembre-se de não descontar os problemas na comida, ok? Você só se prejudica com esse tipo de solução!!!

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Gordinha Feliz

A edição da Revista Nova desse mês (abril/2011) trouxe uma matéria sobre uma gordinha que não se sente infeliz com o próprio peso.
Mas ela se contradiz, pois no seu passado, tentou fazer todos os tipos de dietas, simpatias, consultou médicos especialistas e tomou remédios, tudo o que uma pessoa que quer emagrecer faz para tentar diminuir o seu peso.
Claro que atualmente, ela não se incomoda mais com o seu tamanho, e até declara os seus 100kg na entrevista. Ela se acomodou com a situação em que se encontra e desistiu de emagrecer.
Como uma pessoa que também passou pela obesidade, pergunto se ela é inteira e completamente feliz, pois por mais que eu também acreditasse que não era uma escrava da moda, me cansava fácil, tinha as pernas assadas entre as coxas, pois sempre tive pernas grossas, via pessoas com preconceitos ao meu redor, e não me sentia uma pessoa de sucesso, pois não tinha atingido o meu objetivo de peso, isso sem contar a saúde, diminuição de colesterol.
Acredito que existe uma grande diferença entre se acomodar a uma situação da qual se cansou de lutar e não obteve sucesso, e ser completamente feliz.
Passei por isso, e hoje sei que isso é só uma forma de proteger o próprio ego, e não de ser feliz!!!
Até falava para as pessoas que só iria dar trabalho para os decompositores com o meu tamanho todo... Coisas que me arrependo, mas que busquei uma solução...
E você? Se sente realmente feliz com o seu peso?

Teoria X Prática

Qualquer pessoa que já teve ou ainda tem problemas com o seu próprio peso, já tentou diversas formas para conseguir emagrece: dietas especiais, médicos endocrinologistas e nutriconistas, remédios, simpatias, parar de comer por completo, etc...
Todos sabem muito bem o que fazer o como fazer para conseguir eliminar, o que diminuir, o que faz engordar, o aumento de atividades físicas, etc...
A teoria é sempre muito fácil, e quando colocamos em prática, parece um pouco mais difícil.
Isso acontece porque mimamos a obesidade... a obesidade nada mais é do que uma criança mimada... sempre que ela chora e esperneia, nós cedemos e damos a ela o que ela quer... comer!!! O que precisa é dominar e educar a criança mimada... sempre que ela fizer escândalos, você pode aplicar a própria psicologia e mudar o foco... ou seja, quando você estiver no sofá, assistindo TV, e bater aquela vontade de abrir a geladeira, pois o bolo está chamando o seu nome, mude o foco... tome água e volte para o seu entretenimento, ou vá dar uma volta e aproveite para fazer uma caminhada...
Aos poucos, com pequenas mudanças de atitude, vai domando a criança mimada que chama para saciar as suas vontades desnecessárias...
Quando perceber, já estará dominado a criança, sem grandes sacrifícios!!!

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Apenas 2 copos de água


Segundo o site da Revista Veja:

O ingrediente da mais nova dieta milagrosa está disponível em qualquer torneira: água. Um estudo realizado pela professora Brenda Davy, PhD em nutrição humana e professora da Universidade Virgina Tech, nos Estados Unidos, afirma que bastam dois copos antes das refeições para perder sete quilos em apenas três meses (média entre as pessoas que participaram da pesquisa).

A cada refeição, a economia seria de 70 a 90 calorias, chegando a quase 300 por dia. O segredo do emagrecimento é simples: a água enche o estômago. Com o estômago cheio, as pessoas sentem menos fome. “As pessoas deviam beber mais água e menos refrigerentes”, disse Brenda ao jornal britânico Daily Mail.


Não é uma dieta milagrosa, mas ajuda a diminuir a quantidade de alimento que se ingere...

segunda-feira, 4 de abril de 2011

efeito borboleta


Segundo o site wikipedia,

Efeito borboleta é um termo que se refere às condições iniciais dentro da teoria do caos. Este efeito foi analisado pela primeira vez em 1963 por Edward Lorenz. Segundo a cultura popular, a teoria apresentada, o bater de asas de uma simples borboleta poderia influenciar o curso natural das coisas e, assim, talvez provocar um tufão do outro lado do mundo. Porém isso se mostra apenas como uma interpretação alegórica do fato. O que acontece é que quando movimentos caóticos são analisados através de gráficos, sua representação passa de aleatória para padronizada depois de uma série de marcações onde o gráfico depois de analisado passa a ter o formato de borboleta.

Algumas vezes, estamos tão comprometidos com o emagrecimento, que nem percebemos, mas basta abrir uma excessão para transformar todo o seu empenho num caos... bastou uma mordida no chocolate, para desencadear o desejo incessante de comer mais chocolates, doces, massas, etc...
E o caos se instala no seu emagrecimento...
E só piora, pois parece que além de se sentir mal em relação ao seu fracasso, parece que fica ainda mais difícil retomar tudo o que você deixou para trás...
Cuidado com as excessões, para que não se tornem em algo ainda maior, só por causa de um pequeno deslize... a qualquer momento, você consegue e pode retomar o seu emagrecimento, mesmo que pareça muito difícil e distante de sua realidade.
Só depende de você colocar foco no emagrecimento e tomar cuidado com o efeito borboleta no seu emagrecimento!!!